Cursos da área de Design colecionam prêmios.

A participação e premiação de alunos de Design em concursos não é novidade. O incentivo à participação vem dos professores pela oportunidade dos acadêmicos de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Um dos trabalhos premiados este ano foi o de Marina Gatelli (foto), aluna do último semestre de Design de Produto. Denominado de "Zbike", o projeto consiste em uma bicicleta sem aro e com linhas e materiais diferenciados. Composta por um quadro de carbono e kevlar, o produto ganhou o prêmio bronze na categoria Projetos de Estudantes. A invenção também foi exposta na Bienal Brasileira de Design, realizada em Curitiba (PR), em setembro.

O protótipo foi produzido em aproximadamente quatro horas em uma impressora de três dimensões, no Laboratório de Prototipagem Rápida do Campus Universitário da Região dos Vinhedos. "Sem a impressora seria muito difícil produzir um protótipo", avalia Marina, para quem as disciplinas de projeto, além de serem as que mais empolgam os alunos, são as mais importantes na formação acadêmica. "Nelas colocamos em prática o que aprendemos e podemos exercitar a criatividade, o desenho e a modelagem".

Outras Participações
Nesta terça-feira, dia 9, será divulgado o resultado do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário. Com o tema "Empilhar", o concurso premiará os melhores projetos de móveis. A UCS está representada pelo trabalho desenvolvido pelos acadêmicos Vanessa Zattera, de Design de Produto e Jhonattan Galiotto, de Administração.

Pensando no tema proposto os alunos desenvolveram um produto baseado em cilindros, onde cada peça é unida por um cinto, possibilitando criar-se um pufe, uma esteira ou uma coluna decorativa. "Iniciamos o projeto em sala de aula e, como sempre participo de concursos, resolvi inscrever o trabalho", explica Vanessa, que no ano passado ficou com o terceiro lugar no Idea Brasil, pelo desenvolvimento de uma torneira.

Outros alunos que estão ansiosos são José Ricardo Reiter Júnior, de Design de Produto, e Michele Ranzolin, de Design Gráfico, que foram selecionados como fnalistas do 2° Prêmio Suvinil de Inovação. Eles desenvolveram um "Kit para pintura de pequenos detalhes" que foi um dos cinco projetos selecionados. Os vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira, dia 11, em São Paulo. "A proposta permite que os clientes customizem os ambientes de suas residências, gerando o mínimo de resíduo de tinta", completa a professora Ângela Maria Marx.

Os cursos de Design somam mais de 400 alunos atualmente e a UCS já formou cerca de 100 acadêmicos no curso de Design de Produto. O Design Gráfico ainda não formou turmas.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 878 | Foto: Jonas Ramos