UCS participa da Rede de Reciclagem de Caxias do Sul.

Com a criação da Associação de Recicladores de Caxias do Sul (ARCS), viabilizada pela parceria entre as Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Fundação Banco do Brasil, a estratégia a ser construída com as 11 Centrais de Triagem existentes na cidade é a da comercialização conjunta por meio de uma Central de Comercialização. Isto implica na redefinição do fluxo produtivo, melhorando a infraestrutura interna, suprindo a falta de equipamentos e garantindo maior produtividade. Além disso, também são parte das ações, realizadas desde outubro, a capacitação dos recicladores nas áreas ambiental e administrativa.

Neste cenário, a UCS participa com o trabalho de professores-pesquisadores e acadêmicos de iniciação científica dos cursos de Polímeros, Arquitetura e Urbanismo, Administração e das Engenharias Ambiental e Química. A equipe, que atualmente conta com 12 membros, reúne-se semanalmente para definir e organizar o andamento dos trabalhos.

Na área da Arquitetura, a Instituição vai fazer os projetos de construção e de reformas nas Centrais, tendo em vista uma melhor acomodação para os funcionários e os equipamentos. Já os professores e alunos das áreas de Administração e de Engenharia Ambiental vão capacitar os recicladores, nas Centrais de Triagem, por meio de cursos para a gestão ambiental e a gestão administrativa, com o objetivo de refletir sobre as relações do homem com o meio ambiente e propor ações que qualifiquem as atividades administrativas. Estes cursos serão ministrados após o diagnóstico das necessidades de cada uma das Centrais e de seus recicladores.

Sob a responsabilidade dos cursos de Polímeros e de Engenharia Química estão o treinamento, o acompanhamento e o controle de qualidade do processamento de parte dos polímeros oriundos do material reciclado, a fim de agregar valor ao produto. O processo será realizado em uma Usina de Beneficiamento, junto à Central de Comercialização.

Segundo o coordenador do projeto Qualificação de Rede de Reciclagem de Caxias do Sul, pela Universidade de Caxias do Sul, professor Ademir José Zattera, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, a ideia é tornar a atividade de reciclador mais atraente e mais rentável. "Os recicladores prestam um serviço para a nossa cidade e nada mais justo do que dar apoio e melhorar as condições de trabalho deles".

Também são parceiros do projeto, que integra o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável da Fundação Banco do Brasil, o Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos do Nordeste Gaúcho – Simplás, a Prefeitura Municipal e a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul – Codeca. "Caxias do Sul é destaque no cenário nacional no que se refere ao tratamento do resíduo urbano. O projeto vem reforçar esta posição de vanguarda da cidade", destaca o professor Zattera. A assinatura do contrato entre a UCS e a Prefeitura de Caxias do Sul para a consolidação e ampliação da Rede de Recicladores do município será realizada na quinta-feira, dia 25 de novembro, às 11 horas, no Salão Nobre do Centro Administrativo.

Na foto de Jonas Ramos, detalhe da Central de Reciclagem do Bairro Serrano, uma das beneficiadas com a parceria entre a FUCS e a FBB.