Universidade elabora Plano Local de Habitação de Interesse Social para Farroupilha.

Pesquisadores da UCS apresentam nesta quinta-feira, dia 2, às 18h30min, no Centro de Ensino Superior Cenecista, em Farroupilha, as estratégias de ação para a habitação no município para os próximos 15 anos. O conjunto de ações faz parte do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) que a Instituição está elaborando desde abril, em parceria com corpo técnico do município. O documento deverá ser encaminhado para o Ministério das Cidades até o dia 31.

Esta será a terceira e última audiência pública para a discussão da proposta de gestão da habitação em Farroupilha. Com base em dados dos Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), do Bolsa Família, da Fundação João Pinheiro e Fundação de Economia e Estatística, e entrevistas a 800 famílias residentes no município, os pesquisadores da UCS elaboraram um diagnóstico, com indicadores sociais, econômicos, situação fundiária, entre outras informações.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social é uma proposta de gestão da habitação que normatiza o crescimento e desenvolvimento da cidade, sendo uma forma de gerenciar investimentos, ter dados referentes à atual infraestrutura, além de ser um importante documento que viabiliza o encaminhamento de projetos ao governo federal. "A ideia é oferecer subsídios para que o município desenvolva políticas públicas de médio e longo prazo para atender à demanda por habitação", explica o coordenador do trabalho, professor Carlos Eduardo Pedone, do Centro de Artes e Arquitetura.

A equipe multidisciplinar, composta por professores dos Centros de Artes e Arquitetura, Ciências Econômicas, Contábeis e Comércio Internacional e do Instituto de Administração Municipal da UCS, identificou o déficit habitacional, a localização dos núcleos de subabitação e apontou estratégias e metas a serem cumpridas para diminuir o problema na cidade. "Identificamos o problema, apontamos soluções e indicamos possíveis áreas de reserva fundiária para a habitação popular", observa a professora Maria Fernanda de Oliveira Nunes, do Centro de Artes e Arquitetura.

Além de Farroupilha, os pesquisadores da UCS também elaboram os PLHIS de Caxias do Sul e de Vacaria. O de São Marcos já foi concluído.