Egresso da UCS classifica-se em 1º lugar no Doutorado em Literatura Brasileira da UFMG.

André Tessaro Pelinser, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS foi selecionado em 1º lugar para o Doutorado em Literatura Brasileira da Universidade Federal de Minas Gerais. Com o projeto "Deslocamentos e resignificações: João Guimarães Rosa e seus precursores", André ficou à frente de 178 candidatos que participaram de três etapas do processo seletivo, realizado em novembro.

Para André, a expectativa para os próximos quatro anos são as melhores possíveis. "Tenho certeza de que terá um nível de exigência altíssimo em relação a publicações, participação em eventos e nas disciplinas, mas é justamente isso que faz daquele programa uma referência".

Com a viagem para Belo Horizonte prevista para a metade de fevereiro, o mestre inicia as aulas em março no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, que possui conceito 7 na avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, a maior nota conferida pela entidade. "A visibilidade que se tem em uma instituição daquele porte é um diferencial para a posterior inserção no mercado e em grupos de pesquisa", afirma André.

André apresentou, em agosto, a dissertação de Mestrado intitulada "Do tamanho do mundo: regionalidade e universalidade na obra de Sagarana, de João Guimarães Rosa", realizada com a orientação do professor João Cláudio Arendt. Segundo André, "certamente o Mestrado da UCS foi fundamental para o meu resultado, principalmente devido à formação interdisciplinar que ele proporciona, o que amplia a visão para muito além do texto literário".

Com conceito 4 na última avaliação da CAPES, o Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade possui cerca de 90 mestres formados e 25 alunos matriculados. Em novembro, o Ministério da Educação aprovou o funcionamento do Doutorado em Letras, em associação da UCS com a UniRitter, que tem sua área de concentração em Leitura e Linguagens.