Universidade capacitará técnicos para elaborar cartografia da região.

A Universidade de Caxias do Sul, a Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNe) e a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) avançaram em direção à unificação da cartografia regional. A Instituição e as duas entidades lançaram, nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, o projeto Cartografia Regional. A UCS ficará responsável pela capacitação dos técnicos de 14 municípios e pela implantação de um laboratório de geotecnologias.

A primeira ação do projeto será a aquisição das imagens captadas por satélite de alta resolução. A expectativa do coordenador do projeto, professor Carlos Eduardo Pedone, do Centro de Artes e Arquitetura, é de que as primeiras imagens cheguem até fevereiro de 2011, quando os técnicos serão chamados para participar do primeiro módulo do curso de capacitação. Neste período, a Universidade, que já adquiriu equipamentos e softwares para o geoprocessamento, implantará no Campus 8 o laboratório. "O satélite fotografará frações de 100 quilômetros quadrados e a partir do momento em que as imagens começarem a chegar, podemos iniciar o treinamento com os municípios fotografados", explica. Além de subsidiar os municípios, a estrutura também poderá ser utilizada pelos cursos de Arquitetura, Geografia e Engenharias da UCS.

O projeto Cartografia Regional abrange nove municípios da AUNe (Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Santa Tereza e São Marcos – Caxias não participará da compra das imagens, mas indicará técnicos para o curso de capacitação e cinco da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste/AMESNE (Antônio Prado, Fagundes Varela, Guaporé, Nova Roma do Sul e Veranópolis), compreendendo uma área territorial de aproximadamente 3,5 mil quilômetros de extensão, beneficiando uma população de mais de 350 mil habitantes. "É um projeto importante porque cada município tem o seu mapa isolado e, com a cartografia comum, será possível pensar o planejamento regional", salientou o reitor Isidoro Zorzi.

Foto: Jonas Ramos