Instituto de Saneamento Ambiental apresenta diagnóstico das águas da Região dos Campos de Cima da Serra.

O Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM/UCS), em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), realizou o monitoramento da qualidade dos recursos hídricos da Região dos Campos de Cima da Serra. O resultado deste estudo, denominado "Diagnóstico quali-quantitativo das águas da Região do Planalto dos Campos Gerais – Campos de Cima da Serra", será apresentado sexta-feira, dia 17, às 18h, no auditório do Bloco B do Campus Universitário de Vacaria.

Durante seis meses, os técnicos, bolsistas e professores do ISAM monitoraram mais de 30 pontos nas bacias dos Rios dos Touros, Socorro, Ituim, Camisas, Tainhas e Refugiado, que abastecem os municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Vacaria, São José dos Ausentes e São Francisco de Paula. O objetivo foi avaliar a qualidade dos recursos hídricos na região e o impacto gerado pela ocupação urbana e pela atividade agrícola.

Após o trabalho de campo e a coleta das amostras, os técnicos produziram um diagnóstico que auxiliará os municípios na preparação de ações relacionadas aos recursos hídricos. "Agora, de posse das informações, cada município poderá implementar ações previstas em seus planos ambientais para preservar e qualificar os seus recursos hídricos", explica a diretora do ISAM, professora Vânia Schneider.

O diagnóstico quali-quantitativo das águas da Região dos Campos de Cima da Serra contou com financiamento do Ministério da Educação (MEC).