Acadêmicos e egressos do curso de Design conquistam prêmios em 2010.

A participação em concursos, segundo o coordenador do curso de Design, professor Celso Podlasek, representa uma oportunidade de se colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A participação e premiação de alunos da área de Design em concursos, nacionais e internacionais, rendeu prêmios em 2010. O último prêmio foi o iF Product Design Award 2011 – considerado o "Oscar" do design no mundo, conquistado no início de dezembro pelo egresso e pelo aluno do curso de Design, Cristiano Gallina e Everton Visentini, que mantêm em sociedade o escritório dCD! com atuação na área de planejamento e desenvolvimento de projetos de desenho para produtos, embalagens, identidades visuais e sinalizações.

Vencedor na categoria "Móveis e Têxteis para o Lar", o sistema modular de montagem e encaixes entre estruturas para composição de mobiliário já foi reconhecido também nacionalmente quando, em novembro, venceu o Prêmio Bornancini da Apdesign, na categoria Design de Produto – Mobiliário. O projeto foi desenvolvido pelos sócios no escritório dCD!, em Bento Gonçalves. Para Visentini, que deve concluir o curso no final de 2011, a formação acadêmica contribuiu com estas conquistas. "Já sabia a prática, pois trabalho com design há 15 anos, mas o curso me deu um embasamento teórico, fundamental para conceituar os projetos”.

Idea Brasil 2010
Também neste ano, a aluna do último semestre de Design de Produto Marina Gatelli conquistou o prêmio bronze na categoria "Projetos de Estudantes" do prêmio Idea Brasil 2010 com o projeto denominado de Zbike. Marina concebeu uma bicicleta sem aro, composta por um quadro de carbono e kevlar, materiais mais leves e resistentes. O protótipo foi produzido em aproximadamente quatro horas em uma impressora de três dimensões, no Laboratório de Prototipagem Rápida do Campus Universitário da Região dos Vinhedos. "As disciplinas de projeto são as que mais empolgam e as mais importantes na formação acadêmica, nelas colocamos em prática o que aprendemos e podemos exercitar a criatividade, o desenho e a modelagem", avalia Marina.

Prêmio Suvinil de Inovação
Os alunos José Ricardo Reiter Júnior e Michele Ranzolin, dos cursos de Design de Produto e Design Gráfico do CARVI ficaram em 1° lugar no 2° Prêmio Suvinil de Inovação pelo projeto "Kit Pequenos Detalhes: sua casa com a sua personalidade". A cerimônia de premiação foi realizada em novembro, em São Paulo. O projeto, orientado pela professora Ângela Maria Marx, do Curso de Design, propõe uma solução para a pintura de pequenos detalhes em residências. O resultado é um kit contendo tinta, corantes, frasco dosador e material de apoio.

Prêmio Bornancini da Apdesign
Já o egresso do curso de Design de Produto, Alessandro Pirovano, formado no início do ano, ficou com o primeiro lugar na categoria "Design de Produto - Iluminação" do Prêmio Bornancini da Apdesign, pela luminária Mush. O projeto foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso e teve a orientação das professoras Fernanda Torres e Silvana Fehn Bastianello. "Projetei o produto durante o curso e quando abriram as inscrições para o concurso resolvi participar".

Complemento ao aprendizado
A participação em concursos, segundo o coordenador do curso de Design, professor Celso Podlasek, representa uma oportunidade de se colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. "Sempre incentivamos os alunos a participarem porque é uma forma de exercitarem a criatividade e testarem os conceitos apreendidos durante o curso". O coordenador lembra também que as disciplinas de Projetos e o Trabalho de Conclusão de Curso também são algumas das oportunidades em que os alunos são levados a por em prática os conhecimentos teóricos.