Editora da UCS: Difusora da produção científica e da diversidade do conhecimento.

Desde sua criação, a EDUCS publicou mais de 1.500 títulos, dos quais 270 encontram-se em catálogo. Além disso, a editora é responsável pelas seis revistas científicas vinculadas a cursos de graduação e programas de pós-graduação.

Depois de publicar exatos 50 títulos em 2010, mantendo a média dos últimos cinco anos, a Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) pretende ampliar o número de lançamentos nos próximos meses. E estará novamente privilegiando a produção científica de professores da própria instituição em diferentes áreas do conhecimento. "Esse é o objetivo maior da editora universitária", explica o coordenador da EDUCS, Renato Henrichs, que prepara no momento a editoração de 12 novos livros. Eles deverão ser publicados até o próximo mês de abril, para que sejam colocados à disposição dos alunos da Universidade ainda no primeiro semestre letivo.

A EDUCS tem por objetivo promover a divulgação de obras didático-pedagógicas, científicas, técnicas e culturais. Para fazer cumprir seu papel de veiculadora de bens culturais, publica obras de pesquisadores da UCS, decorrentes de atividades de ensino, pesquisa e extensão. "Nesse sentido, a EDUCS é uma difusora do conhecimento por excelência. E contribui para a qualificação dos cursos e do próprio corpo docente da universidade, ao mesmo tempo em que mostra a diversidade de atuação da instituição", completa.

Trajetória de 35 anos
Conforme Henrichs, a EDUCS foi criada em 1975, como forma de estimular a produção intelectual de professores. De início, destinava-se apenas a publicar conhecimentos produzidos no âmbito da própria UCS, com a edição de títulos relacionados às áreas nas quais a Instituição atuava. "Surgiram daí as primeiras publicações de estudos a respeito da imigração italiana no Rio Grande do Sul - como "Imigração Italiana no Nordeste do RS", dos professores Ciro Mioranza e Vitalina Frosi (recentemente reeditado), e também títulos destinados à utilização dos alunos do Ciclo Básico implantado a seguir", completa. São desse período, entre outros, "Universidade em Debate", de Jayme Paviani e José Clemente Pozenato, "Psicologia Geral", de Elaine Pisani, Luiz Antonio Rizzon, Guy Paulo Bisi e Ugo Nicoletto, "Fundamentos de Metodologia Científica", de José Carlos Köche, e "Estudos Brasileiros", de Aldo Francisco Migot.

Também no final dos anos 1970, a UCS criou a pioneira Escola Superior de Hotelaria, numa parceria com a então Secretaria Estadual de Turismo, estabelecida inicialmente na praia de Atlântida, no Litoral Norte (depois transferida para Canela). A necessidade de dotar a escola de material didático – à época praticamente inexistente no país - fez com que os professores escrevessem os próprios livros para utilizar em sala de aula. Nasceram aí as coleções de Hotelaria e Turismo da EDUCS, por meio das quais a escola, a editora e a própria UCS passaram a ser conhecidas em todo o país, já que praticamente todas as escolas criadas a partir da experiência da escola de Atlântida adotaram esses títulos. "Do ponto de vista comercial, as duas coleções ainda permanecem das mais importantes de todo o catálogo da editora", avalia Henrichs.

Mais tarde, a EDUCS começou a lançar também obras de pesquisadores de outras universidades e da comunidade regional, desde que observados os critérios adotados para a publicação de artigos em revistas científicas: pertinência e originalidade. Desde sua criação, a EDUCS publicou mais de 1.500 títulos, dos quais 270 encontram-se em catálogo. Além disso, a editora é responsável pelas seis revistas científicas vinculadas a cursos de graduação e programas de pós-graduação. São elas: Revista de Ciências Médicas; Métis (História e Cultura); Trabalho e Ambiente; Conexão (Comunicação e Cultura); Conjectura (Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação); Faculdade de Direito; e Antares (Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade).

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, o professor Jayme Paviani foi responsável por um dos primeiros títulos lançados pela EDUCS, "Universidade em Debate", em coautoria com o escritor José Clemente Pozenato. No ano passado, Paviani lançou "Filosofia, Ética e Educação: de Platão a Merleau-Ponty" e também está presente em muitas obras coletivas, além de ser alvo de um livro em homenagem aos seus 70 anos: "Pensar Sensível", que será lançado até abril.

Conselho Editorial
A publicação de todos os títulos é definida por um conselho editorial, formado por nove professores da UCS e de outras instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. O conselho tem como atribuição pronunciar-se sobre a política editorial e recomendar ou não a publicação dos trabalhos submetidos à apreciação. Conforme Henrichs, nas próximas semanas, o Conselho Editorial da EDUCS definirá outros títulos para publicação este ano.

Lançamentos previstos
O primeiro deles será o terceiro volume da coleção Direito Civil. Após a publicação dos volumes "Obrigações" e "Fatos Jurídicos", o professor Alexandre Cortez Fernandes preparou Direito Civil - Contratos, que também deverá ser adotado pelas disciplinas dos cursos de Direito da UCS. Com a obra, Fernandes dá continuidade à sua análise do direito civil brasileiro, seguindo o formato que obteve ampla receptividade do meio acadêmico: clareza e concisão, sem prejuízo de profundidade.

Pensar Sensível é outro trabalho que terá lançamento imediato. Ele contém um conjunto de estudos de professores e colegas de Jayme Paviani. É uma edição comemorativa de seus 70 anos, em 2011. Os estudos de natureza diversa são distribuídos em três grandes temas: Filosofia, Literatura e Educação, especialidades de Paviani, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. O livro é organizado por Evaldo Kuiava, Luiz Carlos Bombassaro e Cláudio Almir Dalbosco.

Oriundos do Programa de Pós-Graduação em Direito, serão publicados Direito Constitucional do Ambiente, de Sérgio Augustin e Wilson Steinmetz, e Queimada dos Campos, de Alindo Butzke e Mardiolli Dalla Rosa. Esta última mostra autores atentos a um fenômeno regional: as relações do homem e o campo e suas implicações com a lei. De autoria do professor César Augusto Modena também está em fase de editoração Medida Provisória e Lei de Conversão.

Dois ex-professores da UCS - Décio Osmar Bombassaro e Aldo Francisco Migot - ganharão homenagens em dois títulos distintos: Identidade e Diferença: Considerações Filosóficas e O Filosofar no Tempo: Traços de uma Amizade. O primeiro tem organização de Evaldo Kuiava e Jaqueline Stefani; o segundo, de Idalgo José Sangalli e Fernando S. Fantinel. Ao reunir textos de professores de Filosofia, ambos os livros fazem justiça aos méritos dos dois homenageados e sinalizam para a abrangência do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, cujo Mestrado em Filosofia foi aprovado em dezembro pelo Ministério da Educação.

Na área da Saúde aparecem outros dois lançamentos: Obesidade Infantil, trabalho coletivo organizado pelos professores Ricardo Rodrigo Rech e Ricardo Halpern, do curso de Educação Física, e Manual de Técnica Anestésico-Cirúrgica, de Márcio Festugatto e Vilmar Molon, do curso de Medicina. Os dois livros serão utilizados em sala de aula.

Já na área de Turismo, encontra-se em preparação os originais de Desenvolvimento e Turismo Sustentável - Análise dos Modelos de Planejamento Turístico, de Pedro de Alcântara Bittencourt César. Pela Administração, Modelos de Gestão em Organizações Públicas, de Sandro Trescastro Bergue. O 12° título da lista é Imigração e História, coletânea de textos organizada pelos professores Vania Merlotti Heredia e Roberto Radünz.

Distribuição e venda
Os títulos da EDUCS são comercializados por livrarias de todo o país, inclusive livrarias virtuais. Para aperfeiçoar essa distribuição, a partir das próximas semanas os livros serão comercializados também por meio de uma loja virtual própria. "Acreditamos ser este um grande diferencial da EDUCS já que, por melhor que seja a distribuição, é quase impossível estar presente em todos os pontos de venda do país. A internet permitirá isso", avalia Henrichs, completando que, no decorrer de 2011, um dos desafios da EDUCS será aumentar a abrangência dos livros, garantindo uma melhor circulação dos títulos entre os alunos da Instituição.

Fotos: Jonas Ramos