PESQUISA: As mulheres no mercado de trabalho em Caxias do Sul, na última década.

Estudo mostra que, entre 1999 e 2000, houve um houve um crescimento da participação das mulheres no mercado formal. Em 1999, representavam 39,22% da força de trabalho e, no fim da década de 2000 somavam quase 42% do total de trabalhadores.

O Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observatório do Trabalho e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentam, na quinta-feira, dia 31, às 17 horas, no auditório do Centro de Ciências Humanas (Bloco H), o Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho. Em seu segundo ano, o boletim traça um perfil da mulher no mercado de trabalho formal, nos últimos 10 anos (1999-2009), em Caxias do Sul.

Coordenado pelos pesquisadores Adalberto Dornelles, Moisés Waismann e Natalia Pietra Méndez, e pelas economistas e técnicas do DIEESE Lúcia Garcia e Virgínia Donoso, o estudo utiliza como fontes os dados da Relação Anual de Informações Sociais/RAIS, do Ministério do Trabalho. Os pesquisadores analisam a inserção da mulher no mercado, a partir de informações como: a relação entre jornada de trabalho e remuneração; o acesso a funções e cargos melhores remunerados; a presença feminina em ocupações de dirigentes, gerentes e chefias.

Participação da mulher na atividade industrial aumenta em 2,6% na última década
O estudo mostra que, ao longo da década, houve um crescimento da participação das mulheres no mercado formal. Em 1999, representavam 39,22% da força de trabalho e, no fim da década de 2000 somavam quase 42% do total de trabalhadores. Esse crescimento contemplou diversos subsetores econômicos, porém foi mais acentuado na indústria e no setor de serviços.

O setor da indústria merece destaque: a participação das mulheres obteve crescimento de 2,6%. No entanto, ao longo da década, os salários obtidos representaram o equivalente a 55,21% da remuneração masculina.

A partir do dia 31 de março, o Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho estará disponível na página do Observatório.