UCS organiza Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação.

Caxias do Sul, o segundo polo metalmecânico do país, irá sediar, na próxima semana, de 11 a 15 de abril, o 6º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação - COBEF, o maior evento nacional na área de Engenharia de Fabricação. A promoção do evento é da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e a organização é da Universidade de Caxias do Sul.

O Brasil possui uma forte atuação na área de Engenharia de Fabricação, com um parque industrial de grande expressão tecnológica, e relevância econômica e social. Além disso, conta com setores acadêmicos desenvolvidos, articulados entre si e com o meio empresarial. O evento - realizado a cada dois anos em diferentes locais do país - irá reunir especialistas de Instituições de Ensino Superior e da indústria para a discussão e apresentação de trabalhos científicos sobre o tema de Engenharia de Fabricação. O congresso já foi realizado em Curitiba (PR), Uberlândia (MG), em Joinville (SC), Águas de São Pedro (SP) e Belo Horizonte (MG).

Segundo o professor Rodrigo Panosso Zeilmann, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e presidente da comissão organizadora do 6° COBEF, "a realização deste evento na UCS é muito importante, porque iremos mostrar aos participantes o que a Instituição faz nesta área. Dos 300 trabalhos apresentados no Congresso, mais de 20 são da UCS". Zeilmann destaca também que este será um momento de interação entre professores, alunos, pesquisadores e empresas que fazem pesquisa. Dez especialistas da Polônia, Alemanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Coreia do Sul, França, Portugal, Taiwan e Itália estarão debatendo sobre a área.

O COBEF apresenta-se como um fórum apropriado no qual os profissionais dos setores industrial e acadêmico discutem temas de cunho tecnológico e científico de seus interesses e em sintonia com a realidade brasileira e mundial. Nesta edição estão previstas seis grandes áreas temáticas da Engenharia de Fabricação:
Usinagem; Soldagem; Conformação, fundição e metalurgia do pó;
Processos de adição de materiais e novas tecnologias de fabricação;
Metrologia, tribologia e engenharia de superfícies; e
Projeto para a manufatura e montagem: planejamento, gestão e automação.

Durante o evento, serão realizadas visitas técnicas também às empresas da Tramontina, Marcopolo e Randon.

Atenta às demandas do mercado de trabalho, a UCS conta com os seguintes cursos de graduação na área das engenharias e tecnologias: Automação Industrial (tecnologia), Eletrônica Industrial (tecnologia), Polímeros (tecnologia), Produção Moveleira (tecnologia), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

Em nível de pós-graduação, oferece o Mestrado Acadêmico em Materiais e Doutorado Interinstitucional em Materiais – UFRGS/UCS; o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias, cuja primeira turma iniciou as aulas em março, e o Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica, recém autorizado pelo MEC. Em nível de especialização, são oferecidos os seguintes cursos: Gestão do Processo do Desenvolvimento de Produtos (MBA); Engenharia de Processos – Tecnologia de Compósitos; Engenharia de Segurança do Trabalho; Gestão da Produção; e Higiene Ocupacional.

Acompanhe a programação completa do COBEF