Sistema de Bibliotecas amplia e aperfeiçoa acesso a base de dados.

Acesso completo à Biblioteca Virtual fora da UCS
A comunidade acadêmica já pode consultar a Biblioteca Virtual independentemente de onde estiver sendo realizado o acesso. Com atualização diária, a UCS disponibiliza o acesso a bases de dados, com indexação dos mais importantes títulos de periódicos (revistas, jornais e publicações seriadas) em diversas áreas do conhecimento. Estes periódicos disponibilizam em seus conteúdos os resumos ou artigos na íntegra. Estão indexados atualmente mais de 50 mil títulos de periódicos, a maioria com seu acervo completo.

Artigos e livros digitais
Para ter acesso a milhões de artigos científicos e a milhares de livros em formato digital das bases de dados assinadas pela UCS, é necessário alterar as configurações da conexão do navegador, passando a usar a configuração proxy específica. As orientações sobre procedimentos para configurar o navegador estão na página ou no blog da Biblioteca.

O novo sistema de acesso a bases de dados assinadas pela UCS - desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação em parceria com o Sistema de Bibliotecas da Instituição - atende a uma solicitação dos alunos encaminhada pelos usuários do sistema através da Avaliação on-online.

Mais espaço para estudo coletivo e mudanças no Instituto de Memória Histórica e Cultural
A Biblioteca Central está oferecendo à comunidade acadêmica um novo espaço para estudo coletivo. São 40 novos lugares para os alunos no ambiente que era ocupado pelo Centro de Documentação da UCS e, juntamente com o Centro de Memória Regional do Judiciário, foi deslocado para o 1º andar do Bloco 46. Ambos são ligados ao Instituto de Memória Histórica e Cultural e, desde março, encontram- se no novo ambiente."O espaço para os acervos está mais amplo, o que proporciona melhor preservação, além de dinamizar a consulta", explica a diretora do Instituto, professora Luiza Horn Iotti.
O Centro de Memória Regional do Judiciário contribui para a difusão e a reflexão historiográfica da memória e da identidade do judiciário. O centro conta com aproximadamente três mil caixas de processos judiciais, no período de 1900 a 2003. Já o Centro de Documentação preserva os documentos relativos à história da UCS e de sua produção científica, além de atuar como um laboratório de aprendizagem para acadêmicos e docentes. Conta com um acervo de mais de quatro mil caixas de documentos textuais, duas mil fotografias, além de documentos cartográficos e gravações de voz.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 889 | Foto: Jonas Ramos