Ensino e Pesquisa: no último ano foram autorizados cinco novos cursos de pós-graduação stricto sensu e 14 de graduação.

Uma das principais metas da atual gestão da UCS é o direcionamento dos investimentos para a qualificação institucional. Ao iniciar seu segundo mandato, há um ano, o reitor Isidoro Zorzi anunciou que uma das prioridades seria o investimento em ensino, não somente em graduação, mas, principalmente, em pós-graduação stricto sensu. Avaliando as ações desenvolvidas no último ano, o reitor reforça seu posicionamento, e se diz satisfeito com os resultados obtidos até agora. "Em maio do ano passado tínhamos seis mestrados e três doutorados. Hoje temos onze mestrados e quatro doutorados. Tivemos cinco novos cursos autorizados pela CAPES. Isso é resultado de um trabalho em desenvolvimento há anos. Mas, avançamos bastante neste último ano e a nossa meta é, no mínimo, duplicar, ou quem sabe triplicar esse número nos próximos três anos", observa o reitor.

Em 2010, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) autorizou o funcionamento de três novos mestrados - o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias, o Mestrado Acadêmico em Filosofia e o Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola, além do Doutorado em Letras, uma associação entre a UCS e o UniRitter. Em fevereiro de 2011, a Universidade recebeu a aprovação para mais um curso, o Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica. "Nossa intenção é trabalhar cada vez mais para destacar a Universidade no cenário da educação superior no Brasil. Isso se dá através do investimento em ensino, pesquisa e extensão e em programas permanentes de aperfeiçoamento de professores, a quem cabe liderar as diferentes ações da Universidade para atender às demandas da sociedade", completa o reitor.

PESQUISA ENRIQUECE FORMAÇÃO
Além do crescimento e fortalecimento dos programas de pós-graduaçãostricto sensu, a atual gestão prioriza a pesquisa realizada pelos Núcleos de Pesquisa (NP) e Núcleos de Inovação e Desenvolvimento (NID) como propulsores de novos programas stricto sensu. A UCS mantém 22 NPs e 16 NIDs, que abrigam 290 projetos de pesquisa e 377 pesquisadores de diferentes áreas de atuação.

CURSOS EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO
O ensino de graduação também registra avanços. Atenta às demandas do mercado, a UCS, a cada semestre, inicia novos cursos. Neste último ano foram implantados 14 novos e implementadas novas ofertas nas unidades universitárias. Com essa ampliação, a UCS soma 74 cursos de graduação, com 94 habilitações e 211 opções de ingresso. Na modalidade Educação a Distância a Universidade oferece 10 cursos, dos quais sete foram implantados nos últimos 12 meses. Os números de matrículas confirmam o crescimento. Neste primeiro período letivo, a UCS registra 34,3 mil matrículas somente em cursos de graduação. No total, são mais de 38 mil alunos matriculados na Instituição. "O número recorde de matrículas registrado neste semestre reflete a confiança que a comunidade regional deposita na Universidade, dando sentido aos investimentos feitos na qualificação institucional, e também são reflexo da conjuntura econômica do país", destaca o reitor.

TECNOLOGIAS A SERVIÇO DA COMUNIDADE ACADÊMICA
Sempre com o objetivo de qualificar e difundir o aprendizado nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a UCS vem investindo fortemente nas tecnologias de informação e comunicação para a comunidade acadêmica. Entre as novidades implantadas em 2011, algumas já neste primeiro semestre, destacam-se a modernização dos processos de atendimento ao estudante, seja no âmbito do Protocolo Acadêmico, que amplia seus serviços pela internet e passa a atender à graduação e à pós-graduação; ou do Portal UCSvirtual com a criação de novos espaços propícios para a implantação de comunidades virtuais de aprendizagem; ou a implantação de uma Ouvidoria e da Central de Atendimento ao Aluno. O mais recente serviço disponibilizado à comunidade universitária, no início deste mês, é a Biblioteca Virtual Universitária 2.0, um acervo eletrônico de livros-texto, com mais de 1.780 títulos, totalmente em português, de fácil acesso, navegação e leitura. "Este é o nosso foco. A qualificação institucional é necessária para estarmos entre as universidades melhor avaliadas pelo Ministério da Educação", enfatiza o reitor.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 891 | Fotos: Jonas Ramos