João Pedro Stédile fala sobre "Direito Ambiental como Direitos Humanos", nesta segunda-feira, no auditório do Bloco H.

João Pedro Stédile participa de evento do Centro de Ciências Humanas, nesta segunda-feira, dia 9, às 19h30min, no auditório do Bloco H, com entrada franca. João Pedro falará sobre "Direitos Ambientais como Direitos Humanos" e abordará o agronegócio e suas consequências para os alimentos e o meio ambiente. O evento é destinado a acadêmicos, docentes e profissionais da área de Ciências Humanas, além de líderes de movimentos sociais e entidades comunitárias e comunidade em geral.

João Pedro Stédile é graduado em Economia na PUC/RS e pós-graduado na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Filho de pequenos agricultores, descendentes de imigrantes, atuou junto a sindicatos de produtores de uva do RS, na Comissão Pastoral da Terra (CPT) e na Secretaria da Agricultura do RS. Participa desde 1979 do trabalho pela reforma agrária, no MST e na Via Campesina Brasil.

O CEPDH - Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos - tem abrangência regional, é sediado em Caxias do Sul e tem 27 anos. É filiado ao MNDH – Movimento Nacional dos Direitos Humanos, cuja ação programática fundada no eixo Luta pela vida, contra a violência. Organizado pela sociedade civil e sem fins lucrativos, é um movimento democrático, ecumênico, supra-partidário, presente em todo o território brasileiro em forma de rede, com mais de 400 entidades filiadas.

O Curso de Licenciatura em Sociologia foi criado em 2010 e tem como objeto de estudo a estrutura econômica dominante, seus nexos, suas relações, o Estado, a natureza das ideias e das suas contradições. O estudo da Sociologia permite o entendimento da sociedade como produto de uma ação civilizadora e de seu processo histórico que gerou os antagonismos que marcaram essa história.