Mestrado em Filosofia: programa de pós-graduação abrange diversas áreas do conhecimento.

Novo programa tem a "Ética" como área de concentração e conta com 15 alunos em sua primeira turma. Aula inaugural será nesta quarta-feira, dia 18, às 19h30min, no auditório do Bloco E.

A origem e o sentido do homem no universo é um dos objetos de estudo da Filosofia e os profissionais dessa área do conhecimento estudam os problemas de nosso tempo a partir das correntes de pensamento e obras dos filósofos. Para disseminar estes conhecimentos, a qualificação dos profissionais é essencial e, estando atenta às demandas da região e cumprindo sua missão de produzir e difundir o conhecimento, a UCS lançou, neste semestre, um novo programa de pós-graduação stricto sensu: o Mestrado Acadêmico em Filosofia.

De acordo com o coordenador do programa, professor João Carlos Brum Torres, "a criação do mestrado em Filosofia representa uma decisão de ser fiel às origens da Instituição e de reconhecimento das contribuições que a Filosofia tem dado ao desenvolvimento da Universidade. Os esforços que a UCS vem fazendo para ampliar o número e qualificar seus cursos de pós-graduação representam um passo significativo para a afirmação cultural da região."

Leia entrevista com o professor João Carlos Brum Torres publicada no Jornal do CEFE - Ano 3 - nº5 - 1º semestre de 2011

Para o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professor José Carlos Köche, "como uma área fundante e vital da UCS, a Filosofia é necessária para a reflexão de todas as outras, o que contribui para a qualificação de profissionais de várias áreas e dá sustentação à Instituição."Ainda segundo o pró-reitor, a UCS estuda a implantação de um Doutorado em Filosofia.

Com a obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio desde 2006, o mestrado vem qualificar os professores que as ministram, além de contribuir com a integração entre o curso de mestrado e o de graduação em Filosofia, o que, conforme o coordenador do programa, "certamente melhora o curso de licenciatura, lugar privilegiado para formação dos professores da região."

Área multidisciplinar
O objetivo do novo mestrado é contribuir para a formação de profissionais capazes de compreender e integrar os aspectos éticos em sua ação profissional, em suas atuações como cidadãos, em suas atividades de pesquisa e na produção de conhecimento. Com esta proposta, o mestrado atraiu interessados das mais diversas áreas do conhecimento. Os 15 alunos que compõem a primeira turma são graduados em áreas como Administração, Serviço Social, Direito, Filosofia, Engenharia de Operações, Pedagogia e Enfermagem.

Segundo o coordenador, o fato se deve à multidisciplinaridade da área de concentração do programa: a Ética, dentro da qual serão desenvolvidas atividades nas linhas de pesquisa "Conceitos Fundamentais de Ética" e "Problemas Interdisciplinares de Ética". "A escolha da área de concentração desse programa é de natureza multidisciplinar, uma vez que as questões éticas se colocam nos mais diversos campos de estudo e de atividades", afirma.

Abrigado no Centro de Filosofia e Educação, o curso tem currículo constituído por quatro núcleos de atividades, que serão desenvolvidas por um corpo docente de 16 professores em um período de 24 meses. Autorizado em dezembro do ano passado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o novo mestrado junta-se aos outros programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição, somando onze mestrados e quatro doutorados.

Aula inaugural
A aula inaugural do Mestrado em Filosofia ocorre na quarta-feira, dia 18 de maio, às 19h30min, no auditório do Bloco E, com o professor Marcelo Perine, coordenador da área de Filosofia da CAPES, que vai abordar o tema "Reflexões sobre a persuasão em Platão, Apologia, Górgias e Fedro em confronto".

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 893 | Fotos: Jonas Ramos