Acadêmicos de Licenciaturas motivados a ensinar.

Da discussão dos desafios éticos e políticos à formação de professores para a Educação Básica. Este é o tema do Fórum de Licenciaturas que a UCS realiza nesta semana, buscando ampliar e aprofundar essa discussão entre gestores, professores e alunos dos cursos de Licenciatura. O evento, promovido anualmente, visa contribuir aos processos de atualização curricular e contínuo aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica. A UCS disponibiliza 26 cursos de licenciaturas, presenciais e na modalidade educação a distância.

Os cursos de Licenciatura ainda chamam a atenção de muitos alunos que buscam a graduação. É o caso de Paulo, de Willian e de Robson. Eles cursam na UCS licenciaturas em diferentes áreas: nas ciências humanas, da vida e exatas.

A paixão pela História motivou Paulo Afonso Lovera Marmentini (na foto à direita), de 22 anos, a cursar a Licenciatura em História. "A profissão de historiador está diretamente ligada à atividade docente. Ser mediador entre o conhecimento histórico e o aluno é um dos pontos que dá sentido ao trabalho do historiador", enfatiza. No último semestre do curso, Paulo sabe dos problemas enfrentados pelo professor, mas pensa em manter-se a par do conhecimento vinculado à academia. Para ele, "isto é obrigação de qualquer profissional de licenciatura".

Um sonho de pequeno fez com que Willian Daniel Hahn Schneider (na foto à esquerda), de 21 anos, optasse pela Licenciatura em Ciências Biológicas. Como muitas crianças, Willian se imaginava dentro de uma sala de aula, explicando conteúdos, realizando experiências e ajudando os alunos em suas dificuldades. A escolha pela licenciatura deve-se ao gosto pela docência. "Apesar de hoje o professor não ser tão valorizado, é uma profissão nobre". Quanto à escolha por Ciências Biológicas, Willian, que também cursa o Bacharelado, é categórico: é a área que mais se identifica. "Trata-se de uma ciência abrangente, que desenvolve uma ampla visão do mundo, em especial da vida".

Anos antes de ingressar na Licenciatura em Computação, o aluno Robson Mendonça do Nascimento, de 24 anos, já se interessava pela área. "Sempre quis explorar todas as ferramentas que são úteis no meu dia a dia e, com esse conhecimento, acabei auxiliando amigos a utilizá-las. Com o tempo passei a gostar de aprender para depois poder ensinar", disse. Atualmente trabalha como instrutor de informática, e pretende atuar também como professor de laboratório de informática em escolas de ensino regular, além de se especializar em ambientes utilizados para meios educacionais.

Ampliação do Conhecimento
Esses três alunos têm experiências em comum que enriquecem sua vida acadêmica. Paulo é estagiário do Centro de Memória Regional do Judiciário da UCS. Trabalha com a leitura e cadastro de processos antigos da 1ª Vara Cível da Comarca de Caxias do Sul, do período de 1900 a 2003. "O trabalho direto com documentos e fontes históricas é um aprendizado diário, contribuindo principalmente para conhecimentos em pesquisa", afirma.

Willian é bolsista CNPq do Laboratório de Enzimas e Biomassa, do Instituto de Biotecnologia. Pretende, após a graduação, realizar Mestrado e Doutorado. "Mas quero conciliar a docência com os estudos de pesquisa, que irão enriquecer as minhas aulas. Minha maior expectativa é tornar-me professor universitário e continuar pesquisando", enfatiza. A atividade que desenvolve no laboratório o faz inteirar-se do que acontece na comunidade científica, uma realidade antes desconhecida por ele.

Na Computação, Robson já atuou em diversas monitorias pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD). Essas atividades lhe renderam conhecimento extracurricular. "Com as monitorias comecei a compreender melhor o uso de muitas ferramentas e as formas de melhor interação entre o professor e o aluno".

Fórum de Licenciaturas

O Fórum de Licenciaturas acontece até quarta-feira, dia 25, com a seguinte programação: na segunda, a professora Léa Fagundes (UFRGS), aborda o "Ensinar e aprender em tempos de cultura digital"; na terça, "Ética e Educação" é o tema da conferência do professor Thomas Kesselring, da Universidade de Berna (Suíça), também em aula solene do curso de Pedagogia. As atividades acontecem às 19h50min, na Sala 420 do Bloco J. Encerrando o evento, na quarta-feira, cada curso de Licenciatura promove discussões relacionadas à sua área.

Fonte: Atos e Fatos - Edição n° 894 | Fotos: Jonas Ramos