Programa de Formação de Professores da UCS participa de pesquisa do Ministério da Educação.

O trabalho desenvolvido pelo Programa de Formação de Professores vem contribuindo não somente para a qualificação do corpo docente da Instituição, mas também para uma pesquisa do Ministério de Educação sobre a Formação de Professores nas Universidades Brasileiras. A UCS foi uma das cinco instituições de ensino superior selecionadas para integrar a pesquisa coordenada pela professora Ilma Veiga, da Comissão de Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores na área de Pedagogia da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Segundo a pesquisadora Ilma Veiga, foram três as justificativas que levaram à escolha do programa da UCS para a pesquisa: por ser um Programa Institucional; pela relevância sociopolítica e pedagógica para a Universidade e para a região; e pela condução ética, responsável e compromissada do Programa. O relatório da pesquisa será encaminhado em fevereiro de 2012 ao CNPq e transformado em livro, contendo os cinco casos analisados: UCS, Univali, UniChapecó, USP e UFPE. Para Ilma, o programa da UCS contém uma proposta sistemática e contínua de melhoria da ação docente, por meio do desenvolvimento teórico e da investigação da prática. "Outra característica é o fortalecimento da indissociabilidade das dimensões: epistemológica, pedagógica e política. Há uma preocupação com o docente consciente das funções que a educação superior assume na sociedade contemporânea.

A proposta de formação está alicerçada na concepção de ciência como um ato humano, historicamente situado. O programa é organizado e acompanhado por procedimentos avaliativos".

Apoio ao Desenvolvimento
A coordenadora do Programa de Formação de Professores da UCS, Eliana Rela, explica que "o programa é ferramenta fundamental diante do contexto nacional do Ensino Superior. Como ferramenta, apoia os professores na (re)construção dos saberes docentes a partir de suas práticas; apoia o desenvolvimento de novas competências docentes, como por exemplo, o entendimento da cultura digital e o uso pedagógico das novas tecnologias de comunicação, e ainda, constrói competências para fazer a gestão de processos de ensino na modalidade a distância. O Programa tem o compromisso de fortalecer as condições de emergência de um fazer docente reflexivo e comprometido com os novos paradigmas sociais".

O Programa

Criado em 2010, o Programa, ligado à Pró-reitoria Acadêmica, visa contribuir para a qualificação do corpo docente, seja na extensão, graduação ou pós-graduação. Tem sua origem nas ações do Núcleo de Pedagogia Universitária e, entre os objetivos destacam-se: planejar, coordenar e realizar ações voltadas para a qualificação pedagógica dos professores; e articular diretrizes e ações de qualificação pedagógica com os demais programas institucionais. Desde 2001, em sua origem, 1.603 professores já passaram pelo programa, que oferece seminários, cursos, minicursos e a especialização "Formação Docente para o Ensino Superior".

Docentes compartilham experiências no Programa de Formação

Para o professor Lucas Fürstenau de Oliveira, do Centro de Ciências Humanas, que hoje orienta o minicurso de Processos Cognitivos, dos vários encontros já realizados, o que mais lhe marcou foram os questionamentos trazidos pelos colegas, oriundos de várias áreas. "O resultado foi a ampliação de minha visão sobre a experiência docente, graças aos colegas, e o refinamento da habilidade de identificar as questões-chave".

Vanda Maria Salvatti, também docente do Centro de Ciências Humanas, participou de Seminários de Formação para a Docência que "evidenciaram que o professor precisa desempenhar suas atribuições profissionais, estimulando nos alunos a criatividade, o espírito de cooperação e a autonomia". Como resultado de sua participação, Vanda, em sala de aula, busca agir como mediadora, "propondo aos alunos a resolução de desafios e assumindo com eles a coresponsabilidade pelo aprendizado".

Do Centro de Ciências Jurídicas, Viridiana Sgorla, docente nas unidades universitárias em Bento Gonçalves e Guaporé, procurou estudar "o ensinar e aprender" para ser docente, participando de diversos módulos, desde 2008. "Os cursos também possibilitaram o aprendizado da utilização de recursos e ferramentas tecnológicas, aliadas à questão pedagógica, bem como a troca de experiências entre o grupo de professores", adianta.

O compartilhamento de experiências entre os docentes também é apontado pelo professor Sílvio Aurélio Jaeger, docente do curso de Administração em Caxias do Sul, São Sebastião do Caí e Canela. "As diferentes técnicas de ensino-aprendizagem sugeridas pelos facilitadores, aliadas às experiências relatadas pelos colegas, trazem mais segurança no uso de novas estratégias e a certeza de algumas que eu já vinha utilizando, bem como um maior entendimento das ferramentas virtuais à disposição para uso no AVA, que contribuem principalmente nas orientações de TCCs".

Fonte: Atos e Fatos - Edição n° 896 | Fotos: Jonas Ramos