Curso de Relações Públicas dá inicio às comemorações de 40 anos com eventos na Cidade Universitária.

Em um mundo onde a quantidade de informações aumenta a cada dia, a qualidade dos relacionamentos torna-se condição estratégica para a sobrevivência das organizações. Neste contexto, alinhar os interesses entre as organizações e seus diversos públicos, segmentados em funcionários, clientes, consumidores, mídia, investidores, governo e comunidade, exige um profissional qualificado.

Um desses profissionais é o Relações Públicas, que capta as tendências do macroambiente e as converte em estratégicas de relacionamento, programas de prevenção e gestão de conflitos, zelando pela reputação das organizações. Segundo a coordenadora do curso na UCS, professora Jane Rech, "os profissionais formados pela UCS são preparados para compreender e interpretar as constantes mudanças contextuais que ocorrem na atualidade, em nível social e organizacional, e destacam-se por sua competência técnica, visão estratégica e conduta ética".

Em 2011, o curso de Relações Públicas completa 40 anos e já formou mais de 1.200 profissionais. Entre eles, Eloá Néspolo, que concluiu o curso em 1989. "O aprendizado e o convívio acadêmico foram muito ricos. Além das aulas, sempre participei de atividades complementares, como cursos, congressos e encontros. Dessa forma, vivi e me envolvi com meus colegas, com o curso e com a Instituição". Nesses mais de 20 anos, a relações públicas atuou na Rádio Caxias, no Samae, no Shopping Iguatemi Caxias, e atualmente, é diretora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Carreira Sólida
Docelino dos Santos é outro profissional formado pela UCS. Desde 1992, quando terminou o curso, o relações públicas trabalhou nas áreas de comunicação e comercial de empresas como Guerra, Agrale e Ferramentas Gerais. "A UCS foi um divisor de águas na minha vida. Me formar nessa universidade foi conquistar uma perspectiva profissional que me conduziu na busca de uma carreira profissional sólida". Atualmente, é gerente comercial da Tramontini Implementos Agrícolas, em Venâncio Aires.

Já Adriane Perin graduou-se em 1997 e trabalhou durante 14 anos como coordenadora de Eventos na RBS TV Caxias. "A UCS sempre fará parte da minha vida: foi onde aprendi, conheci pessoas, fiz amigos e me apaixonei pela profissão". Hoje, a profissional trabalha na Assessoria de Relações Públicas da Prefeitura de Caxias do Sul, sendo responsável pelo cerimonial e protocolo da prefeitura e das secretarias municipais.

Iniciando as comemorações do aniversário, ocorre no dia 15, às 20 horas, no UCS Teatro, o evento Prata da Casa – Especial 40 Anos de RP. Na ocasião, os relações públicas Soraia Zanchi, da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimentos do Governo do Estado; Raul Schmitt, sócio da empresa Apoio Com + MKTP; e Tatiana Martins, coordenadora de cerimonial do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão apresentar sua trajetória profissional aos acadêmicos do curso. "Ser cidadão consciente de sua responsabilidade, ter senso ético e crítico apurados são características determinantes para o profissional de Relações Públicas alcançar êxito. Esta é uma atividade que tem a missão de gerar diálogo, compreensão e colaboração, minimizar conflitos, harmonizar interesses e zelar pela qualidade dos relacionamentos", destaca a professora Jane.

Saiba mais sobre a programação desta semana.

O curso

O curso de Relações Públicas foi criado em agosto de 1971 com a primeira turma de alunos. Abrigado no Centro de Ciências da Comunicação, o curso é oferecido como bacharelado e conta, neste semestre, com mais de 550 alunos matriculados na Cidade Universitária, onde o curso funciona. Para atender às necessidades das disciplinas, estão à disposição dos alunos laboratórios de fotografia, de rádio, de televisão e de informática, além da Agência Experimental de Comunicação. E, desde maio, os alunos dos cursos do Centro de Ciências da Comunicação contam com o Portal Frispit, um espaço de divulgação do centro e dos trabalhos ali desenvolvidos. As fotos ao lado mostram detalhes de alguns dos eventos organizados pelos alunos do curso entre os anos 1990 e 2010.

Fonte: Atos e Fatos - Edição n° 897 | Fotos: Berenice da Silva