Comissão de Agropecuária e Agronegócio do Corede Serra lança boletim técnico sobre o cultivo do tomate tipo indústria.

A Universidade de Caxias do Sul e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) nos municípios de Veranópolis e de Caxias do Sul foram as instituições responsáveis pelo projeto "Introdução e avaliação de cultivares de tomateiro, tipo indústria, na região da Serra Gaúcha no Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul" que resultou na publicação do boletim técnico "O cultivo do tomate indústria na região da Serra do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul". Esse boletim foi lançado pelo reitor da UCS, professor Isidoro Zorzi, presidente do Corede Serra, nesta segunda-feira, dia 13, de junho, na UCS, durante a reunião da Comissão de Agropecuária e Agronegócio do Corede Serra.

O projeto de pesquisa foi apoiado pela Consulta Popular de 2004 e executado pela UCS com a colaboração da Fepagro, Emater, Prefeitura Municipal de Veranópolis e Corede Serra. Os recursos foram repassados à UCS através do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador do projeto, professor Jaime Luiz Lovatel, "o resultado do trabalho, executado no período de 2008 a 2010, será encaminhado aos escritórios da Emater, da Fepagro, Sindicatos Rurais e secretarias municipais de Agricultura. Esse boletim contém uma descrição do tomate tipo indústria e do seu comportamento agroindustrial na Serra Gaúcha".

A publicação conta com a seguinte equipe técnica: Miguel Bressolin (UCS), Jaime Luiz Lovatel (UCS), Vânia Ferreira Roque-Specht (UCS), Nidio Antonio Barni (Fepagro), Valmor Barni (Fepagro), Lineu Migon (Fepagro), Arno Roberto Costanzi (UCS), Ricardo Lima de Castro (Fepagro), José Paulo Guadagnin (Fepagro), Gabriel Fernandes Pauletti (UCS), Ricardo Capelli (UCS), Alexandre Specht (UCS), Caren Regina Cavichioli Lamb (UCS), Rute Terezinha da Silva Ribeiro (UCS), Mário Carbonera (Fepagro) e Marco Aurélio Bonesso (Fepagro).