Empresa de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Materiais é "destaque ambiental".

A Plasmar Tecnologia, empresa criada por professores e estudantes ligados ao Programa de Pós-Graduação em Materiais e à seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, recebeu o "Prêmio Empresa Destaque Ambiental" de 2011, outorgado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) da Prefeitura de Caxias do Sul. A premiação foi realizada na noite do dia 16 de junho no restaurante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Dentro do ramo da engenharia de superfícies, que trata da modificação da superfície de peças da indústria para aumentar sua vida útil e melhorar seu desempenho, a Plasmar Tecnologia é especialista em tratamentos a plasma. Além de serem muito eficientes do ponto de vista técnico, as tecnologias a plasma são as mais limpas para o meio ambiente. "Nossos equipamentos usam, como matéria-prima, gases amigos do meio ambiente (nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, argônio), não geram resíduos tóxicos e sua emissão de dióxido de carbono é centenas de vezes menor do que a de tecnologias concorrentes", explica Stevan Tomiello, mestrando do PGMAT e sócio da empresa.

A Plasmar Tecnologia foi selecionada entre as 712 firmas de Caxias do Sul que possuem Licença de Operação (LO) em vigor emitida entre 1º de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2010. A avaliação foi feita a partir dos seguintes critérios: água e efluentes, energia, matérias-primas e resíduos, emissões atmosféricas e educação ambiental. A Plasmar também recebeu o prêmio da categoria "Indústria Metal-Mecânica".

A empresa se lançou ao mercado em junho de 2009 e funciona na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul (ITEC).