UCS apresenta 35 trabalhos no 26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.

A UCS participa do 26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental com 35 trabalhos (em forma de artigo), desenvolvidos por professores pesquisadores e acadêmicos de iniciação científica. 28 trabalhos serão apresentados oralmente - destes, 12 são resultado do trabalho de conclusão de curso de alunos de Engenharia Ambiental e um do curso de Engenharia Química - e sete serão expostos em forma de poster.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, professor Juliano Rodrigues Gimenez, a seleção dos trabalhos valoriza o curso e as pesquisas desenvolvidas. "Para nós esta é uma grande conquista, demonstrando a seriedade e competência técnico-científica com que estamos conduzindo nossos trabalhos" ressalta. O professor ainda destaca que a apresentação de trabalhos no congresso colabora com a busca pela excelência do curso de Engenharia Ambiental.

O acadêmico Eduardo Pierozan, do curso de Engenharia Ambiental, é um dos bolsistas de iniciação científica com artigo selecionado para o congresso. Na pesquisa, coordenada pelo professor Juliano e desenvolvida com outros bolsistas, foi realizado um estudo sobre estações de tratamento de água em escala de laboratório. Para Eduardo, a participação no congresso valoriza a pesquisa realizada dentro da UCS, "além de mostrar a sua importância para o meio acadêmico".

A primeira fase do projeto "Qualificação de Rede de Reciclagem de Caxias do Sul deu origem ao trabalho "Informações sobre as dificuldades enfrentadas nas centrais de triagem obtidas de catadores durante a realização de cursos de capacitação: estudo de caso em Caxias do Sul", será apresentado no congresso em forma de poster. O projeto é desenvolvido por alunos e professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e resulta de uma parceria entre Universidade, Prefeitura de Caxias do Sul e Banco do Brasil.

O Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é realizado bi-anualmente e tem como objetivo reunir a comunidade técnico-científica que atua no setor de saneamento para apresentar e discutir temas relevantes para o setor. Neste ano o congresso será realizado em Porto Alegre, de 26 a 29 de setembro, com previsão de reunir cerca de seis mil congressistas.

Fotos: Claiton Stumpf e Jonas Ramos