CETEC FESTIVAL: estudantes finalizam as peças teatrais que serão apresentadas no UCS Teatro, na próxima semana.

A Mulher na História: CETEC Festival destaca a participação da mulher na sociedade. As onze peças teatrais produzidas pelos estudantes, serão apresentadas, no UCS Teatro, de 5 a 8 de julho, a partir das 19 horas.

Fique por dentro da programação dos quatro dias do CETEC Festival.

Cem anos depois do primeiro Dia Internacional da Mulher, o CETEC Festival de 2011 traz para o palco o tema da MULHER. A proposta é destacar a participação feminina no processo civilizatório, evidenciando suas conquistas e contribuições para o avanço da humanidade.

A partir do exemplo da cientista Marie Curie (1867-1934), por duas vezes laureada com um Prêmio Nobel – de Física, em 1903, e de Química, em 1911 –, os estudantes foram pesquisar para criar suas histórias e transformá-las em representações teatrais. São histórias que falam de mulheres, sejam elas famosas, anônimas, inventadas ou idealizadas. O resultado constitui-se num mosaico de experiências que não apenas retrata a visão do jovem, mas também o mobiliza para refletir sobre formas de convivência mais solidária entre homens e mulheres.

Todas as onze turmas do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul, da 1ª à 3ª série, participam do festival, um projeto artístico-cultural totalmente desenvolvido pelos alunos, com a orientação dos professores, que envolve mais de 500 pessoas na produção dos espetáculos. A apresentação será no UCS Teatro, na Cidade Universitária, de 5 a 8 de julho, sempre com início às 19 horas.

A diretora do CETEC, professora Ana Cesa, explica que o festival é uma das atividades mais tradicionais da escola que, além de apresentar a produção dos estudantes, é também um importante espaço de confraternização e celebração.

"A cada ano, as turmas trabalham com um tema mobilizador e, este ano, a escola propôs a temática da mulher que oferece a possibilidade de muitas abordagens criativas. Com isso queremos também incentivar o jovem a pensar criticamente sobre novos modelos de comportamento. Modelos que valorizem a mulher e que apontem para a construção de uma sociedade onde homens e mulheres possam conviver de forma mais igualitária", sintetiza a diretora.

Material gráfico produzido pela Agência - NOVACENTRO