Lagoas Costeiras II: pesquisadores apresentam o projeto nos municípios de Palmares do Sul, Cidreira e Balneário Pinhal.

Cerca de 500 pessoas participaram do lançamento do Projeto Lagoas Costeiras II - LACOS II nos municípios de Palmares do Sul, Cidreira e Balneário Pinhal. O projeto é realizado por professores pesquisadores da UCS, com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental. Após o lançamento ocorrido na UCS, no dia 28 de junho, a equipe de pesquisadores, formada por professores, bolsistas de iniciação científica e técnicos da Universidade, se dirigiu ao litoral para os eventos de lançamento e assinaturas de convênio em Palmares do Sul, no dia 29, e em Cidreira e Balneário Pinhal, no dia 30. Marcos Vinícius de Almeida, gestor de projetos do Programa Petrobras Ambiental acompanhou a comitiva da UCS.

O número expressivo de moradores que prestigiou as solenidades confirmou as expectativas em relação ao projeto. "Os eventos de lançamento nos municípios nos surpreenderam. Os representantes públicos deixaram claro que precisam do projeto e querem nos apoiar", afirmou o professor Alois Schäfer, coordenador do projeto.







Nas fotos de Jonas Ramos, detalhes dos eventos em Cidreira, Palmares do Sul e Balneário Pinhal.

O grupo de pesquisadores vai desenvolver análises da atual situação dos recursos hídricos de 10 lagoas nos três municípios. A partir disso, o conhecimento será transformado em ações administrativas e pedagógicas que possam contribuir para que as comunidades conheçam, valorizem e protejam os seus recursos hídricos, usando-os de forma racional como fator de desenvolvimento social.

Além das pesquisas, serão realizadas atividades como formação de multiplicadores e atividades de educação ambiental. Cada município teve uma escola, vizinha à área de lagoas, escolhida como piloto dentro do projeto, nas quais as ações de educação ambiental serão concentradas.

O reitor da UCS, professor Izidoro Zorzi, que esteve presente no lançamento do projeto em Palmares do Sul, falou, na ocasião, sobre a importância da UCS ter sido convidada para continuar o projeto Lagoas Costeiras, que na primeira fase contemplou os municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar. "Isso significa um reconhecimento ao trabalho e às ações da UCS. Ao mesmo tempo, é uma forma da Universidade cumprir com a sua missão de organizar os conhecimentos que já existem, produzir novos conhecimentos e torná-los acessíveis à sociedade", disse.

Depoimentos

"Fazia muito tempo que nós queríamos realizar um projeto desse nível, era uma necessidade do município. Somos agradecidos à UCS e à Petrobras que vieram atender a nossa demanda". Jorge Luís Fonseca - Prefeito do Município de Balneário Pinhal.

"Esse projeto significa para um conhecimento mais profundo, do ponto de vista científico e do ponto de vista social, para que possamos fazer o uso racional desse bem natural que é a água". Luciano Santana Bins - Prefeito do Município Palmares do Sul.

"Através desse projeto poderemos ampliar a preservação do meio ambiente, das nossas lagoas, dos recursos hídricos que nós temos dentro do município. É interessante, também, a participação das crianças, que participarão das atividades de educação ambiental". Manuel Ponciano Martins - Vice-prefeito do Município de Cidreira.

"Nós, como multiplicadores, precisamos de um embasamento teórico para trabalhar com a comunidade. Hoje nós não temos esse conhecimento sobre as lagoas, principalmente em relação à questão do uso de agrotóxicos nas áreas próximas. Precisamos de sabedoria para instruir na prática". Mara Pedra de Souza – Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Marques de Lopes, no município de Palmares do Sul.

"Este projeto é uma grande experiência de vida e de trabalho para mim. De vida porque convivemos em equipe e trabalhamos para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Em relação ao trabalho, posso colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Biologia e assim estar mais preparada para o mercado de trabalho". Sabrina Maurer Schuh – Aluna do curso de Ciências Biológicas da UCS e bolsista de iniciação científica do projeto.

Fotos: Jonas Ramos