Bioprocessos são discutidos em simpósio.

Evento aproxima comunidade acadêmica e pesquisadores em palestras, minicursos e apresentações de trabalhos.

Até quarta-feira, dia 27, a UCS, em parceria com a Universidade Federal de Rio Grande e a Associação Brasileira de Engenharia Química, sedia o o XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos - SINAFERM, no Bloco M da Cidade Universitária. O evento, que iniciou no último domingo, é de caráter científico e tecnológico e promove a interação entre cientistas, professores, alunos e profissionais que trabalham com bioprocessos no Brasil.

O SINAFERM busca apresentar avanços científicos e soluções inovadoras às empresas e à sociedade, através da geração de novos processos e produtos biotecnológicos, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, a geração de emprego, renda e riqueza para o país. “Bioprocessos e bioprodutos são utilizados em uma extensa gama de setores, incluindo a saúde humana e animal, a indústria química e alimentícia, a agricultura, energia e o saneamento ambiental. Consistem no emprego de seres vivos, tais como fungos e bactérias para a produção de interesse”, explica a professora da UCS Marli Camassola, vice-presidente do evento.

A UCS é excelência na área de Biotecnologia. Possui um Instituto de Biotecnologia, desde 1975, e um Programa de Pósgraduação em Biotecnologia, com dois mestrados e um doutorado, sendo avaliado com nota 5 pela CAPES. Para o coordenador do Programa da UCS e presidente do Simpósio, professor Aldo Dillon, o simpósio aproxima pesquisadores do país às pesquisas desenvolvidas na Instituição. “A realização do evento coloca a UCS no cenário científico do Brasil”, destaca.

Pesquisadores nacionais e de países como Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido são conferencistas no evento, que tem programado três conferências, 30 palestras, 60 apresentações orais e seis minicursos e recebeu mais de 750 trabalhos para submissão. O Simpósio é realizado a cada dois anos em uma diferente região do país e essa edição abrange áreas como Bioprocessos na Produção de Biocombustíveis; Biotecnologia na Indústria de Alimentos e Bebidas; Biotecnologia na Indústria Farmacêutica; Processos Fermentativos e Enzimáticos e outras. A programação completa está disponível no site www.ucs.br.

Fonte: Atos e Fatos - Edição n° 903 | Foto: Jonas Ramos