Gestores participaram da IX Triple Helix Conference, nos Eua.

Gestores da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico participaram de 11 a 14 de julho, da IX Triple Helix Conference, na Califórnia, cujo tema era "Vale do Silício: modelo global ou uma anomalia ". Marcelo Nichele, Andresa Colloda e Matheus P. Jahn, da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, também atuam no Projeto Pró-Inova RS, viabilizado através da FINEP com a participação da UCS, PUCRS, UNIJUÍ, FEEVALE e UFRGS.

A conferência ocorreu na Universidade de Stanford, localizada no Vale do Silício, o principal centro de tecnologia e inovação mundial, onde se encontram empresas como a HP, Google, Apple, Yahoo!, AMD e Intel. Segundo os participantes, "a conferência foi um importante evento no campo da inovação, atraindo cerca de 250 profissionais diretamente envolvidos com inovação, entre políticos, empreendedores, capitalistas de risco, consultores e pesquisadores de mais de 40 países, que participaram de um vibrante diálogo destinado a fazer avançar o conhecimento e criar novas pontes de colaboração".

Além dessa conferência, os gestores participaram também de uma visita técnica ao Escritório de Licenciamento de Tecnologias da Universidade de Stanford, o OTL - Office of Technology Licensing, que gerencia cerca de 3000 licenças de produtos/processos gerados por pesquisadores de Stanford, que já renderam para a Universidade uma receita de mais de 1 bilhão de dólares em 40 anos de funcionamento.