Engenharias e Tecnologias: Universidade oferece formação em nível de pós-graduação stricto sensu.

A economia da região da Serra Gaúcha é baseada, fundamentalmente, nos setores metal-mecânico, automotivo e eletro-eletrônico. Cerca de 50% da força de trabalho na região está na indústria de transformação e o mercado exige, cada vez mais, profissionais qualificados nessa área. Faz parte da missão da Universidade contribuir para a capacitação profissional através dos seus cursos e programas, seja da extensão, graduação e pós-graduação.

Na área das engenharias e tecnologias há 14 cursos de graduação e quatro programas de pós-graduação stricto sensu (em Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Processos e Tecnologia, e Biotecnologia), além de diversos cursos de especialização e de extensão em temas de relevância na área.

Em 2011, a CAPES autorizou o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, que no momento está com inscrições abertas para o 1º processo seletivo do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica. Com área de concentração em "Projeto e Fabricação", este mestrado está estruturado em três linhas de pesquisa:
Projeto de Componentes e Sistemas Mecânicos.
Processos de Fabricação e Produção de Componentes, Ferramentas e Matrizes.
Desempenho e Controle de Sistemas Energéticos.

Segundo o coordenador do mestrado, professor Carlos Roberto Altafini, a região apresenta uma demanda por profissionais capacitados nessas linhas de pesquisas e a sua implantação visa responder a essa necessidade do setor industrial.

Com 20 vagas, o Mestrado Profissional em Engenharia Mecãnica tem duração de 24 meses e as aulas serão realizadas três vezes por semana, nos turnos vespertino e noite.

Mestrado Profissional
O mestrado profissional é concebido como modalidade de formação de pós-graduação stricto sensu para estimular a formação de mestres habilitados ao desenvolvimento de atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse essencialmente tecnológico. Perante as normas da CAPES, confere ao egresso o grau de Mestre em Engenharia, permitindo, ainda, a possibilidade de atuação em docência acadêmica.