Lançamento das comemorações de 10 anos do Mestrado em Turismo, na quinta-feira.

Desenvolvimento regional é foco do Programa de Pós-Graduação em Turismo.

Desenvolver a pesquisa sobre o turismo e suas interfaces é um dos objetivos do Programa de Pós-graduação em Turismo. Segundo a coordenadora do curso, professora Marcia Capellano dos Santos, na sua trajetória, o mestrado, que tem no desenvolvimento regional do turismo sua área de concentração, "vem atendendo às necessidades no âmbito do planejamento e da gestão do turismo, como também de formação de profissionais para o ensino superior e para a pesquisa na área".

Com um corpo docente composto por 13 professores, 27 alunos matriculados e 117 mestres titulados, o curso completa, em 2011, 10 anos de atividades voltadas para a geração de conhecimento. Para a mestranda Mônica Schneider, o incentivo para a pesquisa teve origem ainda quando cursava a graduação em Turismo e foi convidada por professores a ingressar na Iniciação Científica. "Depois que comecei a pesquisar, não quis mais parar. Pesquisar e produzir conhecimento possibilita abrir caminhos no universo acadêmico, além de trazer um grande crescimento pessoal", diz a aluna. Hoje, Mônica, juntamente com suas atividades no Mestrado, integra o Núcleo de Pesquisa (NP) Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais.

Além do NP do qual Mônica participa, o Mestrado em Turismo também abriga o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID) Observatório de Turismo e Cultura, fazendo-se ainda presente no NID Cultura, Arte e Patrimônio e no NP Estudos Urbanos. O Mestrado em Turismo disponibiliza online, desde 2009, a revista científica Rosa dos Ventos.

Integrando a programação alusiva ao seu décimo aniversário, ocorre nesta quinta-feira, dia 25, o lançamento oficial das comemorações, às 19 horas, no auditório do Bloco 46, com a palestra "Caminhos da transformação de si: uma pedagogia da viagem", proferida pelo professor Biagio Mauricio Avena (Instituto Federal da Bahia), seguida de apresentação do Coro da UCS, da abertura da exposição fotográfica "Os 10 Anos do Mestrado em Turismo" e do lançamento de duas obras pela EDUCS:
"Turismo e desenvolvimento sustentável - análise dos modelos de planejamento turístico", do professor Pedro de Alcântara Bittencourt César, docente do Mestrado;
"Turismo, história e gastronomia: uma viagem pelos sabores", organizada por Ana Maria De Paris Possamai e Rosana Peccini, egressas do curso.

Fonte: Atos e Fatos - Edição nº 907 | Foto: Jonas Ramos