Universidade recebe recursos do governo do Estado para dois projetos no Vale do Caí.

O secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov, visitou a UCS, na manhã desta quinta-feira, quando anunciou a lberação de recursos para o desenvolvimento de dois importantes projetos para a região do Vale do Caí, nas áreas de cerâmica vermelha e de citricultura.

Esses projetos são realizados dentro das ações da Universidade - presente na região com seu Núcleo Universitário em São Sebastião do Caí -, como integrante do Polo de Desenvolvimento Tecnológico do Vale do Caí.

Acompanhavam a comitiva do secretário, a deputada estadual Marisa Formolo e Antonio Leite, representante do deputado federal Pepe Vargas. Eles foram recebidos pela reitoria, autoridades acadêmicas e pesquisadores da Instituição.

Os Projetos
O projeto "Processamento Cerâmico a Seco" recebeu R$ 700 mil e o projeto "Ações para melhoria tecnologia da citricultura no Vale do Caí", R$ 221, 5 mil. Os recursos são oriundos da consulta popular realizada em 2009, com articulação do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Caí para o orçamento do Governo do Estado no ano de 2010.

O projeto "Processamento Cerâmico a Seco" vem complementar outros projetos realizados pela UCS na área da cerâmica. Os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos que possibilitarão nova tecnologia, ainda inexistente no estado, para o processamento e fabricação de cerâmicos.

O projeto "Ações para melhoria tecnológica da citricultura no Vale do Caí" dá sequência às ações já realizadas na área. Entre os objetivos do projeto estão a implantação de uma área experimental de citrus de três hectares em terreno disponibilizado no Núcleo da UCS no Vale do Caí, em São Sebastião do Caí.

No encontro, no Gabinete do Reitor, o secretário Prodanov disse que a UCS está fazendo a sua parte "em transformar resultados de pesquisa em desenvolvimento para as regiões". Para o reitor Isidoro Zorzi, os projetos são importantes para o desenvolvimento da região na qual a UCS está inserida. "Como parceira nos projetos, a Universidade desenvolve a parte científica e técnica, que dão suporte aos produtores para se modernizarem e inovarem seus processos", destacou.

Durante a visita à Universidade, o Secretário também conheceu os resultados da pesquisa "Estudo da Viabilidade de Utilização de Subprodutos Industriais na Produção de Materiais Construtivos – Fase Pré-Industrial". Esse projeto apresentou estudos sobre a viabilidade da utilização de subprodutos industriais na construção civil. [ Saiba mais sobre este projeto].

Vale do Caí: Laboratórios do Instituto de Materiais Cerâmicos serão inaugurados no dia 9 de setembro
A partir do mês de setembro, mais uma importante ação do Polo de Desenvolvimento Tecnológico vai ser realizada. No próximo dia 9, sexta-feira, serão inauguradas as instalações dos laboratórios do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC), em Bom Princípio. A solenidade de inauguração vai ocorrer às 10h30min, na rua Irmão Moreto, bairro Dom Vicente.

O Instituto tem como objetivo principal a promoção da inovação e do desenvolvimento regional com base na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico de materiais cerâmicos. O IMC compreende quatro laboratórios voltados para o processamento e a caracterização de materiais cerâmicos e compósitos:
Laboratório Thomas Netzsch de Análise Térmica;
Laboratório de Materiais Particulados;
Laboratório de Caracterização; e
Laboratório de Processamento.

A instalação do Instituto de Materiais Cerâmicos é uma parceria entre a UCS, Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Caí (Codevarc), Prefeitura de Bom Princípio e Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado Rio Grande do Sul.

Fotos: Jonas Ramos