Gincana no CETEC: Maravilhas do mundo, grandes descobertas, pequenos destalhes.

Cerca de 450 estudantes do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC) participaram da gincana promovida pela escola nesta sexta-feira, dia 2. Desde as 8h, com o hasteamento da Bandeira Nacional e a audição do Hino, os estudantes desenvolveram atividades diversas, nas quais puderam aplicar o conhecimento teórico assimilado em sala de aula.

Segundo a coordenadora pedagógica, Isabel Correa, a gincana, que tem como tema "Maravilhas do mundo, grandes descobertas, pequenos destalhes", é a oportunidade de os alunos vivenciarem os princípios da escola. "Autonomia com responsabilidade, integração, solidariedade, respeito mútuo e atitude científica", enumera a professora.

Para o líder da equipe Torre Alfeil, da turma Alfa 3, Paulo Meneguzzi, 17 anos, é possível "aprender descansando". Além disso, diz, "integra a turma". Segundo Meneguzzi, desde que as primeiras tarefas foram disponibilizadas, todos se integraram. Coube a ele distribuir as tarefas anteriores ao dia da realização da gincana - como a "construção" de uma pirâmide de plantas e a "fabricação" de escudo e armadura, para que um colega protegesse o QG da equipe.

Durante a tarde, os estudantes estarão no Jardim Botânico municipal para fazer o plantio de mudas de árvores e plantas diversas. "Tivemos a preocupação de trabalhar a sustentabilidade carbono zero", enfatiza a coordenadora. Para complementar, ela lembra que os estudantes recolheram livros, que serão doados para uma escola pública, ainda a ser definida.

Na próxima semana, os estudantes estarão envolvidos em um olímpiada esportiva, das 10h30min ao meio-dia e das 15h30min às 17h. Vôlei, futebol, handebol, basquete e corrida de 100m rasos são algumas das atividades previstas. Lucas Schwartz Corrêa, 17, é um dos integrantes da equipe da Alfa 3 e irá participar das equipes de vôlei e futebol.