Engenharia de Materiais: acadêmicos podem obter diploma de escola europeia em nível de graduação e mestrado.

Solveig Maria Marleen Dufrene, acadêmica de Engenharia de Materiais da École Européenne d’Ingénieurs en Génie des Matériaux - EEIGM, realiza seu Trabalho de Conclusão de Curso no Laboratório de Engenharia de Superfícies e Tratamentos Térmico, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Já Marcelo Barbieri Antunes, Márcia Freislebem e Gustavo Caberlon Lain, acadêmicos de Engenharia de Materiais da UCS, desenvolvem seus TCCs na EEIGM.

Dupla titulação
Acadêmicos do curso de Engenharia de Materiais já podem se beneficiar do acordo de dupla diplomação com a École Européenne d’Ingénieurs en Génie des Matériaux (EEIGM), localizada em Nancy, na França.

Essa parceria permite que os acadêmicos da UCS estudem três semestres na EEIGM, sem custos acadêmicos adicionais, e, ao retornarem ao Brasil, concluam o curso de graduação, tendo também equivalência de disciplinas aprovadas no mestrado do Programa de Pós-graduação em Materiais. Ao término do mestrado, em um prazo mínimo de 12 meses e tendo proficiência em língua inglesa, o concluinte também recebe os diplomas de graduação e de mestrado da instituição europeia. Durante sua permanência em Nancy, os estudantes da UCS atuam em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de cursar disciplinas de engenharia e de idiomas.

A parceria da UCS com a EEIGM relativa ao duplo diploma começou quando o curso de Engenharia de Materiais foi contemplado com um projeto da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Programa BRAFITEC, programa bilateral franco-brasileiro para o intercâmbio de estudantes-engenheiros, financiado pela CAPES no Brasil e os ministérios franceses de relações exteriores e do ensino superior.

Em agosto, os acadêmicos Marcelo Barbieri Antunes, Márcia Freislebem e Gustavo Caberlon Lain embarcaram para a França e estão desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso na EEIGM. A previsão é de que Marcelo e Gustavo retornem ao Brasil em fevereiro do próximo ano e Márcia em julho de 2012.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Materiais, professor Alexandre Vieceli, "a EEIGM é uma das melhores instituições de formação em Engenharia de Materiais da Europa, com ampla experiência em receber alunos estrangeiros, possibilitando ao estudante da UCS agregar em seu currículo uma experiência acadêmica e pessoal no exterior".

Em contrapartida, o projeto CAPES/BRAFITEC também prevê a vinda de estudantes da EEIGM à UCS e, desde o mês passado, a aluna Solveig Maria Marleen Dufrene realiza seu Trabalho de Conclusão de Curso no Laboratório de Engenharia de Superfícies e Tratamentos Térmico, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Solveig permanece na UCS até fevereiro do ano que vem.

Novo processo seletivo
O próximo processo seletivo para participar do Programa BRAFITEC está previsto para ocorrer em outubro. Informações podem ser obtidas com o professor Alexandre Vieceli pelo e-mail avieceli@ucs.br.