Iniciação científica é valorizada na formação acadêmica.

Desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica, apresentações em eventos nacionais e no Encontro de Jovens Pesquisadores diferenciam atividades de uma Universidade.

Um dos diferenciais de uma Universidade é ter todas as condições para seus alunos e professores produzirem conhecimento. Na UCS, a iniciação científica tem grande valor na formação dos estudantes de graduação, tanto para a prática profssional como para capacitá-los a interpretar os fenômenos relacionados à sua área. A UCS proporciona aos alunos trabalharem juntamente com os pesquisadores para desenvolver competências profssionais diferenciadas. E eles também têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos no Encontro de Jovens Pesquisadores

Na próxima semana, de 26 a 29 de setembro, acadêmicos de Engenharia Ambiental e de Engenharia Química participam do 26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Porto Alegre, com 35 trabalhos (em forma de artigo) desenvolvidos por professores pesquisadores e acadêmicos de iniciação científica. Desses, 28 serão apresentados oralmente - 12 são resultado do trabalho de conclusão de curso de alunos de Engenharia Ambiental e um de Engenharia Química - e sete serão expostos em forma de pôster.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, professor Juliano Rodrigues Gimenez, a seleção dos trabalho valoriza o curso e as pesquisas desenvolvidas. "Esta é uma grande conquista, demonstrando a seriedade e a competência técnico-científca com que estamos conduzindo nossos trabalhos", ressalta. O docente ainda destaca que a apresentação desses trabalhos no congresso colabora com a busca pela excelência do curso.

O acadêmico Eduardo Pierozan, de Engenharia Ambiental, é um dos bolsistas de iniciação científica com artigo selecionado. Na pesquisa, coordenada pelos professores Lademir Luiz Beal e Juliano Rodrigues Gimenez, foi realizado um estudo sobre estações de tratamento de água em escala de laboratório. Para Eduardo, a participação no evento valoriza a pesquisa realizada dentro da UCS, "além de mostrar a sua importância para o meio acadêmico".

O Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado bienalmente, tem como objetivo reunir a comunidade técnico-científica que atua no setor de saneamento para apresentar e discutir temas relevantes para o setor. O evento deverá reunir cerca de seis mil participantes.

Fonte: Atos & Fatos Edição nº 911 | Foto: Jonas Ramos