Pesquisa: Trabalho de iniciação científica de Simone Anziliero é premiado no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O trabalho de iniciação científica da acadêmica Simone Anziliero, do curso de Engenharia Ambiental, foi vencedor da categoria Melhor Trabalho Pôster, no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental realizado de 25 a 29 de setembro, em Porto Alegre. [ Saiba mais.]

Intitulado "Avaliação de Fitotoxicidade do Aditivo Polimérico Pró-degradante sobre o Crescimento e Germinação de Plântulas", o trabalho integra o "Projeto de Ecotoxicidade de Polímeros Oxibiodegradáveis". Simone Anziliero é bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq e sua orientadora é a professora Mára Zeni. Em novembro, Simone participa do XIX Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.

Simone avaliou a ação tóxica dos aditivos poliméricos, que são liberados na degradação de sacolas plásticas e outras embalagens, e sua possível influência no crescimento e germinação de pequenas plantas. "Esses aditivos constituídos de metais de transição podem ser liberados no solo durante o processo de decomposição, prejudicando os recursos naturais", explica Simone. Segundo a orientadora da pesquisa, o estudo indica o tempo de vida dos materiais plásticos no solo e se eles têm ou não ação sobre as plantas.

A pesquisa, que também teve a participação da aluna do Programa de Pós-graduação em Materiais Jalma Maria Klein, e das professoras Ana Maria Coulon Grisa e Rosmary Nichele Brandalise, concorreu com mais 450 trabalhos na modalidade pôster.

Foto: Jonas Ramos