Projeto Incluir será lançado nesta terça-feira com foco na inclusão escolar.

A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais é uma realidade cada vez mais presente nas escolas públicas e particulares, do ensino infantil ao ensino superior. E para que esta inclusão seja bem sucedida, a atuação do professor é fundamental. Para auxiliar neste processo, a UCS lança nesta terça-feira, dia 8 de novembro, o Projeto Incluir, um recurso digital que objetiva dar suporte à aprendizagem e promover a reflexão sobre a inclusão.

No endereço www.objetoincluir.com.br// são disponibilizados textos, animações e vídeos, que abordam quatro aspectos relacionados à inclusão: limites, surdez, diversidade e docência. Segundo as coordenadoras do projeto, professoras Carla Valentini e Cláudia Bisol, "este recurso digital, que funciona como um workshop virtual, amplia as possibilidades do uso das tecnologias na educação e é uma ferramenta para o usuário desenvolver habilidades e a reflexão sobre a necessidade da inclusão".

O projeto integra a pesquisa "Tecnologia à serviço da inclusão: a contribuição de um curso a distância para a qualificação de docentes", vinculado ao Mestrado em Educação. "Este é um objeto de aprendizagem que, mesmo sendo direcionado para professores, qualquer pessoa pode acessar o portal e trabalhar com os diferentes assuntos abordados, inclusive gestores de empresas", destaca a professora Carla.

O lançamento do Projeto Incluir ocorre às 17h30min, no auditório do Bloco E. É uma realização conjunta do Centro de Filosofia e Educação, do Centro de Ciências Humanas e do Programa de Integração e Mediação do Acadêmico.