Concerto comemora os 10 anos da Orquestra Sinfônica.

Os 10 anos da Orquestra Sinfônica da UCS serão comemorados com a nona edição do Programa Quinta Sinfônica, a realizar-se nesta quinta-feira, dia 10, às 21h, na Igreja Imaculada Conceição – Capuchinhos, em Caxias do Sul. A apresentação também homenageia os 40 anos do curso de Comunicação Social – Relações Públicas.

A Orquestra, que iniciou as suas atividades no dia 22 de novembro de 2001, apresenta - sob regência do maestro Manfredo Schmiedt -, as obras "Bachianas Brasileiras nº 4", do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, e "Vetrate di Chiesa", do italiano Ottorino Respighi. O concerto, centésima apresentação do programa Quinta Sinfônica, faz parte do projeto "10 anos contados pela música".

A obra "Bachianas Brasileiras nº 4", do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), faz parte de uma série formada por nove composições de Villa-Lobos que mesclam o material folclórico brasileiro ao estilo do compositor Johann Sebastian Bach. Já a obra "Vetrate di Chiesa" (Vitrais de Igreja), de Ottorino Respighi (1879-1936), é marcado pelo extenso uso de modos gregorianos. Seus três primeiros movimentos, compostos para piano, são arranjos para orquestra da obra "Três Prelúdios". Essa é uma das poucas obras do autor para piano.

Em 10 anos, a Orquestra formada por 41 músicos nos naipes de cordas, de metais, de madeiras e de percussão, sistematizou suas apresentações em sete programas, sendo o Programa Quinta Sinfônica o principal. Em suas apresentações, a Osucs executa música erudita e música popular.

A Orquestra soma mais de 680 apresentações com repertórios direcionados a todos os gostos musicais, para cerca de 318 mil pessoas. Só o Programa Quinta Sinfônica foi assistido por mais de 70 mil espectadores.

A apresentação comemorativa aos 10 anos da Orquestra, terá a participação de 80 músicos. O concerto tem entrada franca com sugestão de doação de alimentos não perecíveis.

A programação da Orquestra Sinfônica conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do Lions Educ, da Unimed Nordeste – RS, do Banrisul e das empresas Randon