Estudantes do CETEC também são destaque no Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.

Pela primeira vez, o Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS contou com a participação de estudantes do ensino médio. Atendendo a edital do CNPq, a UCS solicitou e o CNPq concedeu, no ano de 2010, uma cota de vinte bolsas de iniciação científica para estudantes do CETEC, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq-EM.

Após um ano de atividades, os estudantes, seguindo o exemplo de seus colegas de graduação, também apresentaram seus trabalhos no Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS e foram avaliados pelos professores consultores do CNPq. Três deles também foram destaque no Encontro:
Ciências da Vida - Leonardo Guimarães de Almeida, com o trabalho "Efeito da concentração de substratos sobre a bioprodução de ácido lactobiônico", e orientação do professor Mauricio Moura da Silveira.
Ciências Humanas e Sociais - Haike Morgana Beck, com o trabalho "Caracterização da oferta cultural da região do noroeste do Rio Grande do Sul", e orientação do professor Pedro de Alcântara Bittencourt César.
Ciências Exatas - Manoela Veadrigo Boschetti, com o trabalho "Desenvolvimento de tinta em pó poliéster nanoestruturada utilizando argila MMT", e orientação do professor Ademir José Zattera.

A diretora CETEC, professora Ana Cesa, (no centro da foto acima) participou da cerimônia de premiação e destacou que "com essas bolsas, o CETEC e a Universidade possibilitam ao aluno, ainda no ensino médio, a interação com os pesquisadores no ambiente acadêmico. Ao desenvolver atividades orientadas no campo da ciência e da tecnologia, o estudante tem a oportunidade de ampliar a sua visão de mundo e obter subsídios que o auxiliem a fazer uma escolha mais segura sobre o seu campo de atuação futura".

Destaque na UCS e na UFRGS

Leonardo Guimarães de Almeida, estudante do 2º ano do CETEC e bolsista PIBIC-EM/CNPq no Laboratório de Bioprocessos do Instituto de Biotecnologia, já acumula duas premiaçõesdecorrentes de suas atividades de iniciação científica. Seu trabalho "Ácido lactobiônico: produção por via biotecnológica e desenvolvimento de formulações de uso tópico", foi premiado no Encontro de Jovens da UCS e no VI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, em outubro passado. "Experimentar desde cedo como é viver uma universidade está sendo de extrema importância para definir o que realmente quero fazer daqui para frente. A bolsa de iniciação científica me proporcionou a abertura de várias portas, resultado da dedicação e do empenho, tanto meu quanto do grupo", explica Leonardo.

Edital
Nos próximos dias a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico deverá lançar um novo edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq-EM, que dará chance a outros estudantes do ensino médio de ingressarem em atividades de iniciação científica.

Fotos: Jonas Ramos