CAPES aprova Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes divulgou nesta terça-feira, dia 20, a aprovação do Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais, a ser implantado em 2012. Com mais este curso de pós-graduação stricto sensu, a UCS encerra 2011 com 12 mestrados e 4 doutorados em diferentes áreas do conhecimento. [ Veja todos.]

Área de concentração e linhas de pesquisa
Com área de concentração em Gestão e Tecnologia Ambiental, que compreende "o desenvolvimento de processos e métodos em gestão e tecnologia ambiental fundamentados em uma concepção holística na forma de estudar e propor soluções aos desafios impostos pela relação entre o meio ambiente e as atividades da sociedade humana dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável", o novo Mestrado contempla estudos e pesquisas aplicadas que possibilitem o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de tecnologia limpa, sistemas de controle de poluição e recursos naturais. Para isso, o curso estrutura-se em três linhas de pesquisa:
Química Ambiental e Biomonitoramento.
Tecnologia Ambiental.
Gestão Ambiental.

"A avaliação da CAPES que autoriza a implantação de mais um Mestrado Profissional na UCS foi clara com relação à produtividade docente e à consolidação da capacidade de pesquisa da Instituição no que se refere à area ambiental", comemora o professor José Carlos Köche, pró-reitor Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. Ele enfatiza que a criação do Mestrado Profissonal em Engenharia e Ciências Ambientais é uma decorrência da atuação dos núcleos de pesquisa na área Ambiental.

"O Núcleo de Pesquisa em Engenharia Ambiental e o Núcleo de Pesquisa em Meio Ambiente e Recursos Naturais atuam de forma multidisciplinar e congregam pesquisadores com produção científica significativa. Isso, aliado à boa infraestrutura laboratorial e ao número de projetos de pesquisa com financiamento externo (agências de fomento, empresas nacionais e prefeituras municipais), certamente pesou positivamente para a avalição da CAPES quanto à implantação deste novo curso de pós-graduação stricto sensu", conclui o pró-reitor.