Professores portugueses ministram oficina sobre metodologia de aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares.

Os professores do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia - CCET participam, até sexta-feira, de workshop ministrado pelo professor Rui Lima, do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Portugal), e Diana Mesquita, doutoranda do Centro de Investigação em Educação da mesma instituição.

O workshop aborda a aplicação de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos interdisciplinares conhecido como Project Based Learning (PBL). De acordo com o professor Rui, esta metodologia desenvolve no aluno competências profissionais, já que ele é o centro do processo. "O PBL ajuda os estudantes a perceberam que as disciplinas não estão isoladas no currículo dos cursos, todas se relacionam", destaca.

Para a coordenadora do Projeto Engenheiro do Futuro, professora Valquíria Villas Boas Missell, "É importante que os docentes dos cursos de engenharia conheçam novas metodologias de ensino para formar com maior qualidade os engenheiros do século 21".

A oficina é uma promoção e realização do CCET, patrocinado também pela Pró-Reitoria Acadêmica, Sindicato dos Professores de Caxias do Sul, Projeto Engenheiro do Futuro e Associação dos Docentes da UCS. Ela dá oportunidade aos professores vivenciarem o sistema ensino-aprendizagem apresentado pelos ministrantes, por meio de um trabalho prático.

Foto: Daniela Schiavo