Mundo virtual: Biblioteca da UCS inova no relacionamento com o público.

Tradicionalmente, a biblioteca de uma universidade é vista como "um templo do saber", onde está "guardado" o conhecimento. Esse conceito vem mudando e, com o advento da Internet, houve uma mudança radical na forma de se acessar o conhecimento. A pesquisa presencial nem sempre é possível e a cada dia surgem novidades tecnológicas que nos aproximam do conhecimento através de um simples toque.

A Biblioteca da UCS também acompanha essa revolução nas tecnologias da comunicação. No início dos anos 90, com a regionalização da Universidade, houve a implantação das bibliotecas setoriais em todas as unidades universitárias, foi a forma encontrada para aproximar a comunidade acadêmica das fontes de conhecimento.

Nas décadas seguintes, o computador e internet permitiram fazer inovações no atendimento ao público, com o acesso online ao catálogo e ao agendamento ou renovação de empréstimos. Surgia assim, o conceito de "biblioteca virtual", não só o atendimento era online, o conhecimento também estava disponível em bases de dados virtuais, arquivadas e catalogadas em meio digital, passíveis de serem acessadas por um computador conectado à internet.

Nos anos 2000, as bases de dados assinadas pela Instituição e as fontes de acesso livre vieram somar-se aos milhares de exemplares de livros, multimeios e periódicos que compõem o acervo das bibliotecas da UCS, possibilitando o acesso a milhares de artigos científicos e livros digitais e revolucionando a forma de pesquisar e estudar.

Através do Sistema de Bibliotecas, a UCS procura oferecer os meios para que o conhecimento produzido pelo homem esteja ao alcance de todos. Por outro lado, como instituição promotora do conhecimento, é também através do Sistema de Bibliotecas que ela divulga a produção de pesquisadores, mantendo registrado e disponível, desde os trabalhos de conclusão de curso até as teses de doutorado e as dissertações de mestrado.

Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES
A possibilidade de acesso da comunidade acadêmica a algumas das principais bases de dados do mundo sempre foi um dos objetivos da UCS, para isso, desde 1999, possibilita o acesso a mais de 10 bases de dados, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A preocupação em proporcionar o acesso à informação atualizada e com respaldo acadêmico e científico, eliminou o atraso informacional, ou seja, no mesmo momento em que um estudante europeu tem acesso liberado a um novo fascículo de uma renomada publicação, o acadêmico da UCS também pode acessá-lo. Na época da publicação em papel, o atraso informacional chegava muitas vezes a um período superior a um ano, um tempo demasiado para quem quer se manter atualizado com relação ao conhecimento produzido no mundo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES premiou a UCS por seus investimentos em pesquisa e bases de dados com a liberação de quatro renomadas bases de dados no ano de 2008. Ao final de 2010, o Doutorado em Biotecnologia obteve conceito 5 pela avaliação da CAPES e isso foi fundamental para a liberação do acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, "o que representou mais um avanço extraordinário na liberação de acesso a fontes informacionais à comunidade acadêmica" explica o supervisor do Sistema de Bibliotecas, Marcos Hübner.

Nas redes sociais
A disseminação do conhecimento pode ser feita de várias formas e por muitos caminhos e a equipe de bibliotecários da UCS vem inovando na forma de divulgar o trabalho que o Sistema de Bibliotecas realiza. Para isso tem utilizado todas as vias que o mundo virtual propicia. A Instituição e suas bibliotecas estão na internet e em vários endereços. Além da página institucional publicada no site da UCS, eles mantêm há mais de um ano um blog que tem grande repercussão entre a comunidade de bibliotecários, disseminando informações sobre o mundo dos livros, dando dicas de leitura, orientações sobre com o pesquisar e disponibilizando links de interesse. Também mantém um álbum de fotos no Flickr onde divulga a estrutura das bibliotecas, e inovou através dos tutoriais no YouTube e as atualizações diárias no Facebook e no Twitter.

Conheça os diferentes espaços que o Sistema de Bibliotecas da UCS ocupa nas mídias sociais:

A tecnologia a serviço da socialização do conhecimento
A renovação nas tecnologias da comunicação e de relacionamento com os usuários do Sistema de Bibliotecas deve chegar em breve aos smartphones e tablets com o lançamento da versão Beta de um aplicativo para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android, o primeiro no Brasil direcionado a uma biblioteca de instituição de ensino superior.

Estarão disponíveis três funcionalidades: a Renovação - espaço para o usuário renovar o material retirado no acervo; o Feed de Notícias - através do qual será possível ver todas as notícias e novidades postadas no blog; e o Flickr - ambiente para postagem, por exemplo, de fotos das bibliotecas setoriais. A versão experimental possibilita aos usuários auxiliarem no aprimoramento dos serviços que estarão disponíveis. Os usuários do sistema iOS, da Apple, também serão contemplados com o aplicativo para iPhones e Ipads.

Entrevista
Para explicar melhor essas novas formas de abordagem e a repercussão que isso tem tido, fomos ouvir a equipe de bibliotecários que responde pelo Sistema de Bibliotecas da UCS: Marcos Leandro Freitas Hübner (supervisor); Diego Fabrizio Kroth; Michele Marques Baptista; Renata Rodrigues Tonini; Naira Korff Benvenutti da Silva; Katia Maria de Castro Stefani; Marcelo Votto Teixeira; Marcia Servi Goncalves; Márcia Carvalho Rodrigues; e Cleoni Cristina Goncalves Machado. [ LEIA AQUI]