Parceria com a "Brasil Recicle" viabiliza pesquisa sobre a utilização de resíduos de lâmpadas em artefatos cerâmicos.

A UCS firmou, na segunda-feira, dia 12 de março, parceria com a empresa Brasil Recicle para o desenvolvimento do projeto "Aspectos técnicos, ambientais e econômicos da aplicação de resíduos de lâmpadas de mercúrio descontaminadas em artefatos cerâmicos". A pesquisa visa ao desenvolvimento de uma metodologia para a confecção de artefatos cerâmicos com a incorporação de resíduos de lâmpadas de mercúrio descontaminadas.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Rosmary Nichele Brandalise, "o objetivo é buscar alternativas para a aplicação desses resíduos agregando valor econômico e menor impacto ambiental". Para o presidente da Brasil Recicle, Mário Sebben (na foto com o reitor no momento da assinatura do acordo) "a empresa procurou a Universidade por saber da sua excelente atuação no que se refere ao desenvolvimento tecnológico na área de reciclagem, recuperação e reincorporação de resíduos industriais em novos produtos".

O projeto prevê ainda a concessão de uma bolsa de estudos para o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias e uma de iniciação científica para alunos de graduação.

Foto: Daniela Schiavo