Simpósio apresenta estudo e discute o atendimento de mulheres com HIV.

O Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS em parceria com a Johns Hopkins University promove o simpósio "A saúde da mulher e o HIV", nesta sexta-feira, dia 23 de março, no auditório do Bloco J, na Cidade Universitária, onde se abordarão a saúde mental e os problemas psicossociais associados à infecção por HIV em gestantes e mães serão apresentados durante o evento. Os estudos resultam do desenvolvimento do projeto de pesquisa Depressão Perinatal, da Johns Hookins University, realizado pelo Laboratório da UCS.

O Simpósio será também uma oportunidade para discutir, de forma interdisciplinar, os aspectos relevantes no atendimento da mulher portadora do vírus, com foco na gestação e na maternidade.

De acordo com a coordenadora do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS e também uma das coordenadoras do evento, professora Rosa Dea Sperhacke, "o simpósio tem o objetivo de contribuir para a formulação de estratégias de prevenção, atendimento e melhora na qualidade de vida de mulheres HIV positivas e, consequentemente, de suas famílias". [ Programação do Simpósio.]

Lançamento de livro
Durante o simpósio será lançado o livro "Vivências de mães e gestantes com HIV", com resultados do projeto de pesquisa Depressão Perinatal. Publicado pela Editora da UCS, o livro foi financiado pelo National Institutes of Health através do Fogarty Internacional Center, dos Estados Unidos. [ Saiba mais sobre o livro.]

O projeto
Pesquisadores envolvidos no projeto "Depressão Perinatal" avaliaram a saúde mental e os problemas psicossociais associados à infecção por HIV em gestantes e mães. Foram entrevistadas cerca de 140 mulheres, entre mães e gestantes infectadas e não-infectadas com o vírus HIV, e um grupo de profissionais da saúde.

O Laboratório
Inaugurado em 2002, o Laboratório de Pesquisas em HIV/AIDS -LPHA estuda a epidemia do HIV/AIDS de forma interdisciplinar, desenvolvendo atividades de pesquisa nas áreas laboratorial, epidemiológica e comportamental. Já conduziu mais de 10 projetos de pesquisa patrocinados por órgãos nacionais e internacionais, realizados em parceria com diversos centros de referência no Brasil e no Exterior.

Além do projeto que estuda a depressão perinatal, o Laboratório realiza estudos relacionados à infecção aguda e recente pelo HIV, novos esquemas terapêuticos, prevalência do HIV e sífilis em parturientes, e executa o acompanhamento de mulheres e crianças infectadas ou expostas ao vírus. Recentemente, obteve certificação pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios. A norma assegura a qualidade e a competência na realização de ensaios para o diagnóstico e monitoramento da infecção pelo HIV e patologias associadas. [ Conheça o Laboratório.