"Manual de Identificação de Cigarrinhas em Videiras" tem a participação de pesquisador do CARVI.

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, de Cruz das Almas (Bahia), a Universidade de Caxias do Sul, a Universidade Federal do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Universidade de São Paulo são parceiras em mais uma ação de transferência de tecnologia para o setor produtivo. As instituições estão lançando o "Manual de Identificação de Cigarrinhas em Videira", destinado a pesquisadores, professores, estudantes, agentes de assistência técnica e agricultores.

O professor do Laboratório de Biologia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Wilson Sampaio de Azevedo Filho, explica que a UCS e a Embrapa são parceiras no desenvolvimento do projeto VITIVINI – Sustentabilidade da Vitivinicultura na Serra Gaúcha: estrutura da paisagem, diversidade biológica, aspectos fito-sanitários e produtivos. "A publicação é um dos nossos resultados e foi patrocinada pela Embrapa Informação Tecnológica, de Brasília", informa.


O manual, ilustrado com fotos e desenhos, tem 95 páginas e é destinado a interessados em identificar as espécies de cigarrinhas associadas à cultura da videira no Brasil. As cigarrinhas são insetos que ocorrem em várias culturas de importância econômica (como citros, ameixa, videira e outras) com potencial para atuar como vetores de fitopatógenos (micro-organismos, como vírus e bactérias que podem causar doenças nas plantas). O inseto, ao se alimentar em uma planta infectada com o fitopatógeno, pode, ao se alimentar em outras plantas sadias, transmitir o micro-organismo e disseminar a doença na plantação.

Wilson explica ainda que as informações contidas no Manual são importantes para o desenvolvimento de estratégias de monitoramento e controle das espécies de cigarrinhas nos vinhedos comerciais. "A publicação extrapola sua função acadêmica, vindo a constituir-se em uma ação de transferência de tecnologia para o setor produtivo".

Os autores do manual são: Wilson Sampaio de Azevedo Filho, do Laboratório de Biologia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos; Andressa Paladini, do Laboratório de Entomologia da Universidade Federal do Paraná; Marcos Botton, da Embrapa Uva e Vinho; Gervásio Silva Carvalho, do Laboratório de Entomologia da PUCRS; Rudiney Ringenberg, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical; João Roberto Spotti Lopes, do Laboratório de Insetos Vetores, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP.

O Manual de Identificação de Cigarrinhas em Videiras pode ser adquirido na Embrapa Informação Tecnológica (vendas@sct.embrapa.br) e Embrapa Uva e Vinho (sac@cnpuv.embrapa.br).