Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul aprova o tombamento do conjunto arquitetônico do Centro de Artes e Arquitetura da UCS.

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 28 de março, aprovou o tombamento do complexo de edificações do antigo Colégio Santa Francisca Xavier Cabrini, prédio que atualmente abriga o Centro de Artes e Arquitetura da UCS. "O prédio é uma manifestação da arquitetura modernista no Rio Grande do Sul e o seu tombamento valoriza a edificação e garante a sua preservação", observa o professor Aldo Zat, diretor da unidade de ensino.

O reitor da UCS, professor Isidoro Zorzi, cumprimenta os conselheiros pela decisão da aprovação do tombamento das edificações e também a toda equipe do Centro de Artes e Arquitetura, "que subsidiou de forma competente o projeto apresentado à comissão do Conselho Municipal."

Ainda, segundo Zorzi, "essa aprovação de tombamento respeita a memória histórica e cultural de um povo e também é uma homenagem ao primeiro curso de Ensino Superior de Caxias do Sul, criado no final da década de 40, que era a Escola Municipal de Belas Artes, mantida pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul."

Hoje, o Centro de Artes e Arquitetura abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design, Artes Visuais e Licenciatura em Música. No Centro também são desenvolvidas diferentes atividades de extensão, dentre elas a sede administrativa e funcional da Orquestra Sinfônica da UCS. O prédio abriga diversos espaços para intervenções artísticas, como auditórios, galeria, espaço alternativo, além de laboratórios de ensino e pesquisa, salas de aula, biblioteca e a Capela Santa Francisca Xavier Cabrini.

Sobre a história
O colégio Santa Francisca Xavier Cabrini foi inaugurado em 1961, apresentando-se imponente tanto no tamanho, quanto no volume e linhas arquitetônicas arrojadas, baseadas nos parâmetros modernistas, então em seu auge. Em 1974 foi vendido a uma indústria metalúrgica. Em 1995, adquirido pela UCS, passou por um processo de recuperação para transformar-se em uma unidade acadêmica, mantendo sua característica inicial, como instituição de ensino.

O complexo de edificações, localizado no Km 69 da Rodovia RS 122, entre Caxias do Sul e Farroupilha, apresenta cerca de 13 mil metros quadrados construídos.

Foto: Jonas Ramos