Novas turmas de professores do ensino fundamental e médio iniciam formação em Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Universidade

Eles já são professores do ensino fundamental e médio e, em sua maioria, estão em sala de aula, mas voltaram à Universidade para dar continuidade à sua formação docente. Eles têm o incentivo do Ministério da Educação e das secretarias municipais de Educação além do suporte da Universidade de Caxias do Sul. Eles participam do Projeto "Ler e escrever o mundo: a Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Educação Contemporânea" e buscam capacitar-se para transformar a realidade educacional do nosso país. Eles se preparam, na UCS, para trabalhar com jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a escolarização obrigatória nos fluxos considerados normais.

O Brasil tem 16,2 milhões de jovens e adultos com mais de 15 anos que não sabem ler e escrever e cerca de 14 milhões de pessoas apenas reconhecem letras e palavras, mas não entendem o sentido de um texto simples, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP.

Os cursos, em nível de extensão e de especialização, já começaram no segundo semestre do ano passado. No mês de março, novas turmas foram iniciadas, com aulas às sextas-feiras e sábados, no Centro de Filosofia e Educação. A meta é chegar, em 2013, a 270 professores com capacitação para atuar com a Educação de Jovens e Adultos, a EJA, como essa modalidade de ensino é mais conhecida.

O Projeto realizado pelo Centro de Filosofia e Educação, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Observatório da Educação da UCS, é decorrente de um convênio firmado entre a UCS e o Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul e as Secretarias de Educação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste. Na UCS, a coordenação geral é da professora Nilda Stecanela.

A união de esforços de tantas instituições e pessoas têm um objetivo único: formar educadores capazes de responder ao que preconiza o Plano Municipal de Educação de Caxias do Sul (novembro de 2011) quando trata da Educação de Jovens e Adultos: "resgatar o conhecimento prévio dos educandos, fazendo-os partícipes na resolução de problemas, na construção do conhecimento de forma a responder, com pertinência e eficácia, as necessidades da vida, do trabalho e da participação social".

Para o professor Delcio Antonio Agliardi, integrante da equipe de coordenação, "a relevância deste projeto, independentemente se a formação é em nível de extensão ou de especialização, está na possibilidade dos educadores perceberem a EJA como direito humano fundamental, para além da categoria aluno, estimulando a compreensão da importância da formação continuada e ao longo da vida, no âmbito da diferença e da diversidade, que compõem o universo de sujeitos da EJA".

Nesta sexta-feira, dia 30 realiza-se o encontro "Diálogos com a Educação: Políticas e Práticas de EJA em Caxias do Sul", quando as instituições da cidade farão relatos de suas experiências com a EJA. A atividade inicia-se às 19h30min no auditório do Bloco J e terá a participação de professores que atuam no Programa de Educação de Jovens e Adultos da UCS, do Programa Brasil Alfabetizado, do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos, do NEEJA Novo Horizonte, da Escola Municipal Presidente Trancredo Neves e da Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones.

A última edição do Jornal do CEFE aborda o Projeto "Ler e escrever o mundo: a Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Educação Contemporânea", trazendo inclusive trechos de uma entrevista com o professor Sergio Haddad, pesquisador da PUC-SP que participou da abertura dos cursos do Projeto, em dezembro de 2011.

Saiba mais sobre o Projeto no Jornal do CEFE.