Invenção desenvolvida no CARVI conquista o 1º lugar no Prêmio Caixa de Projetos Inovadores.

A tecnologia para controle de cadeira de rodas motorizada através de movimentação cervical, que surgiu no curso de Engenharia Elétrica do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), conquistou o primeiro lugar no 4° Prêmio Caixa de Projetos Inovadores. O resultado foi anunciado na última sexta-feira, dia 25 de maio, durante festividade pelo Dia da Indústria em Londrina (PR).

A inovação ficou exposta na 8ª Feira Eletromecânica e Construção Civil 2012, realizada de 24 a 27 de abril, na sede do SENAI, em Londrina (PR), junto aos outros dois finalistas do prêmio, que foram avaliados por um grupo de 30 empresários e especialistas das áreas envolvidas com a feira.

A tecnologia é constituída por uma nova forma de controle de movimentação para cadeiras de rodas motorizadas, criada pelos egressos do curso de Engenharia Elétrica Emílio Batista e Oscar Mattia, e os professores Alexandre Mesquita e Angelo Zerbetto Neto. O projeto teve pedido de registro de patente depositada, em nome da UCS, no mês de abril deste ano, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

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"É um reconhecimento muito grande para os cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica do CARVI. O prêmio demonstra a excelência da UCS nessa área", relata o professor Angelo, que também é coordenador do curso de Engenharia Eletrônica no CARVI. Para o ex-aluno Emílio, formado em Engenharia Elétrica no início deste ano e que esteve em Londrina para receber o prêmio em nome do grupo, "todo o processo representa o resultado do ensinamento que recebemos na Universidade e nos incentiva a seguir com novos projetos".

O primeiro lugar no prêmio garantiu R$ 10 mil para o grupo, que vai investir o recurso na continuidade do projeto. Os integrantes também pretendem encontrar uma empresa parceira que reproduza a tecnologia da cadeira de rodas.

Os outros dois finalistas, que receberam prêmios de R$ 5 mil e R$ 3 mil foram os projetos "Eko-Bloco: artefatos de cimento confeccionados com resíduos da construção e demolição (RCD)", do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; e "Utilização de geossintéticos como reforço de estradas não pavimentadas: influência do tipo de reforço e do material de aterro", da Universidade de Brasília (UnB). No total, foram inscritos 14 trabalhos de estudantes e pesquisadores dos principais centros universitários do Brasil.