Seminário do COMUNG discute as tendências e perspectivas das universidades.

Com a palestra "Humanismo e tecnologia na universidade contemporânea", ministrada pelo professor da University of Tampere (Finlândia), Tapio Varis, teve início, na noite desta terça-feira, dia 19 de junho, o seminário "As Universidades Comunitárias Gaúchas em face do imperativo do desenvolvimento regional: tendências e perspectivas", realizado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG.

O presidente da entidade, professor Ney Lazzari, destacou na abertura do evento a importância de ações conjuntas entre as universidades comunitárias e a união de esforços para enfrentar de forma coletiva os desafios que se impõem na área da Educação Superior. O cenário atual do setor foi apresentado por ele em forma de números, no qual 70% dos alunos universitários do Rio Grande do Sul estudam em instituições comunitárias. Além disso, o também reitor da Univates informou que as 15 universidades integrantes do Comung somam 825 cursos de graduação, 103 cursos de mestrado e 44 de doutorado, e nove mil professores, entre eles 2.477 doutores. "Estes dados apontam que é preciso nos engajarmos na construção coletiva do desenvolvimento das regiões em que estamos estabelecidos. Este seminário é um momento de reflexão e de planejamento", afirma Lazzari.

Na mesma ocasião, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professor José Carlos Köche, abordou a relação e o compromisso que a UCS tem com o desenvolvimento regional, sempre atenta às demandas dos diversos setores da região. "O trabalho em rede com as outras instituições comunitárias, tomando como exemplo este evento, fortalece a atuação das universidades como agentes de transformação, contribuindo para o crescimento das diferentes regiões do Estado", avalia.

O assessor do COMUNG e professor da UFRGS, Renato de Oliveira, ressaltou que a proposta do evento é debater a relação entre as universidades comunitárias e a sociedade, buscando a qualificação acadêmica por meio do aprimoramento da pesquisa e da transferência de tecnologia".

A programação do evento, que ocorre no Salão de Atos do Bloco A, na Cidade Universitária, seguiu na tarde desta quarta-feira com a mesas-redonda "A expectativa do Estado do Rio Grande do Sul sobre o Ensino Superior" e a palestra "RS: cultura, economia e sociedade - tendências estruturais", encerrando-se com a conferência "Universidades e Desenvolvimento Regional: Limites e Possibilidades".

Fotos: Daniela Schiavo