MODA

Eventos acadêmicos no Centro de Artes e Arquitetura comemoram os 20 anos do curso de Moda.

Maratona de Moda mobiliza os alunos em sua 10ª edição.
Na terça-feira, dia 26, os alunos do curso de Design de Moda apresentaram as suas coleções na primeira noite de desfiles do 10ª Maratona de Moda. O evento acontece no Centro de Artes e Arquitetura (Campus 8) até quinta-feira.

O primeiro desfile reuniu peças desenvolvidas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Cada aluno levou para a passarela três criações inspiradas pelo tema "Truce/Trégua", do Bureau de Moda Nelly Rodi, designer francesa.

Antes do desfile, quem entrava na sala utilizada como camarim pelos 17 alunos, se deparava com peças de roupa, calçados, linhas, agulhas e spray de cabelo espalhados pela sala. Entre todos esses instrumentos de trabalho, podíamos encontrar os modelos que adentrariam a passarela em alguns minutos sendo preparados pelos acadêmicos que assinavam o desfile da noite.

Todos alunos do último semestre do curso, se mostravam confiantes e não apresentavam nervosismo aparente. "Esse desfile é diferente, nos preparamos durante toda a graduação para ele", conta Ursula Rücker, 21 anos. Ela apresentou a coleção intitulada "Nosso T.Y", na qual buscou mostrar, na cor cru, a importância das pessoas valorizarem o auto-conhecimento.

Já, para Tarciso Bressan, 28 anos, que trabalhou cores e texturas naturais em suas peças para a coleção "Back to nature", a sua preocupação era com a opinião dos professores. "Hoje, vamos ser avaliados pelas pessoas que nos ensinaram tudo que colocamos em prática nessas peças. Daí parte o nervosismo", enfatiza.

Hoje, segundo dia do evento, orientados pelo mesmo tema, os alunos apresentam peças conceituais no XXV Prêmio UCS/Sultextil. As criações foram desenvolvidas utilizando os últimos lançamentos de malha produzidas pela empresa Sultextil. Para avaliar os trabalhos, integram o júri: o consultor do Bureau Nelly Rodi no Brasil, Márcio André Paloschi; a editora do site Hoje Vou Assim, Cris Guerra; o vice-presidente do Instituto Clodovil Hernandes, Glaucio Agabiti; a empresária de moda, Sirlei Sonda Massoni e o jornalista André Costantin. O aluno vencedor ganha uma viagem a Paris para visitar a Première Vision, principal feira de tecidos do circuito mundial da moda.

Na quinta-feira, terceiro dia, o Desfile de Materiais Alternativos mostra as criações concebidas com o tema "Heróis", na disciplina Laboratório de Criatividade do curso de Design de Moda. Nesse dia, no hall de entrada do Centro de Artes e Arquitetura, acontece, também, a exposição de sandálias criadas pelos alunos da mesma disciplina, em parceria entre UCS e a Grendene, empresa de Farroupilha.

Segundo a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Adriana Conte, "a temática desta edição da Maratona de Moda procura ressaltar a importância do material produzido pelo Bureau Nelly Rodi, com o qual os alunos trabalham semestralmente". A coordenadora enfatiza que a utilização deste material faz parte da história do curso, quecompleta 20 anos em 2012. A UCS foi uma das primeiras Instituições de Ensino Superior a fazer a assinatura da produção do bureau.

Durante os três dias do evento será realizado, no Diretório Acadêmico de Moda, um brechó que inclui peças de pontas de estoque de algumas marcas. Os eventos têm entrada franca.

Exposição "Cortes e Recortes de Clodovil"
Para comemorar seus 20 anos de funcionamento, o curso de Design de Moda da UCS traz a Caxias do Sul a exposição "Cortes e Recortes de Clodovil".

A organização da mostra é uma parceria da UCS com o InstitutoClodovil Hernandes (ICH), de São Paulo, criado em 2010 para preservar o nome, a obra e a memória do estilista brasileiro, morto em 2009. A exposição terá croquis inéditos desenhados por ele e releituras de roupas criadas para as artistas Elis Regina e Cacilda Becker.

Clodovil continua sendo referência para a moda no Brasil e sempre teve uma ótima relação com o nosso curso. Esses são alguns dos motivos que nos impulsionaram a trazer a exposição do acervo do Instituto no ano que o curso de Design de Moda completa duas décadas de atividades, destaca a professora Adriana Conte. O estilista palestrou para a primeira turma do curso em maio de 1992.

Além dos croquis, a exposição contempla cerca de 27 peças desenhadas por Clodovil durante sua carreira como estilista e seis trajes desenhados por ele para uso próprio durante o mandato de deputado federal (2007-2009). A mostra também reúne fotografias do desfile de lançamento da Coleção Inverno, criada por Clodovil e confeccionada por uma malharia de Caxias do Sul na década de 80, além de outras peças do estilista, como um vestido confeccionado para a caxiense Yonara Andreazza.

Essa exposição é um reencontro da alma criativa de Clodovil com o povo de Caxias do Sul, destaca o presidente do ICH, Mauricio Petiz.

"Cortes e Recortes de Clodovil" tem texto de apresentação do artista plástico caxiense Valdir dos Santos e faz parte das comemorações dos 75 anos de nascimento do estilista, celebrados no último dia 17 de junho. Também ocorrem exposições similares nas cidades de Ubatuba e Praia Grande, no litoral de São Paulo.

A abertura oficial acontece na terça-feira, dia 26 de junho, às 18h30min, no Acervo Documenta Costumes, no Campus 8 - Cidades das Artes. A exposição tem o apoio da Vinícola Giacomin e ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até dia 11 de julho.

Fotos: Acervo Instituto Clodovil Hernandes, Berenice Silva e Daniela Schiavo