Alta cozinha: Giovanni Grasso, do renomado restaurante italiano La Credenza, realiza curso na Escola de Gastronomia UCS-ICIF.

Pela terceira vez, o chef italiano Giovanni Grasso (foto à esquerda) estará na Escola de Gastronomia UCS-ICIF para realizar mais uma edição do seu curso sobre Culinária Italiana Contemporânea.

Reconhecido no cenário da gastronomia internacional, Giovanni Grasso é chef proprietário do renomado restaurante La Credenza, que em 2006 obteve uma estrela no Guia Michelin. [ Conheça o La Credenza]

O curso, a realizar-se de 28 a 31 de agosto, das 9h às 17h, tem carga horária de 32 horas e destina-se a chefes de cozinha; cozinheiros; estudantes de gastronomia e hotelaria; e profissionais da área.

O chef Mauro Cingolani, responsável pela Escola de Gastronomia UCS-ICIF, explica que esta é uma boa oportunidade para todos os profissionais que desejam atualizar-se na culinária italiana contemporânea, inovando seus cardápios, podendo assim surpreender criativamente sua clientela. "Com aulas demonstrativas e práticas, o programa do curso alia ingredientes especiais e técnicas inovadoras, sem deixar de valorizar o sabor e a qualidade da tradicional gastronomia italiana".

As inscrições encerram-se no dia 22 de julho e ainda há vagas. [ Inscreva-se!]

Inaugurada em 2004, a Escola de Gastronomia UCS-ICIF é um centro de ensino em enogastronomia italiana que tem a chancela da Universidade de Caxias do Sul e do ICIF - Italian Culinary Institute for Foreigners, renomado órgão com sede no castelo medieval de Costiglione d'Asti, na região de Monferrato, no norte da Itália. Pela ação da Escola, a cidade de Flores da Cunha passou a fazer parte do roteiro de todos aqueles que se interessam por gastronomia, especialmente pela enogastronomia italiana.

Seus cursos têm diferentes formatos, que vão da formação avançada para chefs de cozinha à formação de sommeliers com padrão internacional, passando pela cozinha italiana tradicional, pela panificação, confeitaria e pela degustação de vinhos e de azeites. Procurando atender a diferentes perfis de público, os cursos e workshops tanto podem interessar a um dono de restaurante que quer aperfeiçoar sua arte, como a um grupo de amigos que se reúne para aprender a fazer um autêntico risoto italiano.

Fotos: Acervo pessoal de Giovanni Grasso