"O professor como mediador do mundo" - Entrevista com o professor Lucídio Bianchetti um dos participantes da IX ANPED Sul.

Durante a realização do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul, estiveram presentes pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre os participantes do evento, esteve o professor e doutor em Educação Lucídio Bianchetti, que participou como convidado para a Sessão Especial do Grupo de Trabalho" Sociologia da Educação".

Pedagogo pela UPF/RS (1978), mestre em Educação pela PUC-Rio (1982) e doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP (1998), Lucídio Bianchetti é professor associado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É também co-autor e co-organizador das coletâneas: "A Bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações" (2ª ed. UFSC-Cortez, 2006); "A Trama do Conhecimento: Teoria, Método e Escrita em Ciência e Pesquisa" (Papirus, 2008); "Um olhar sobre a diferença. Interação, Trabalho e Cidadania" (8ª ed. Papirus, 2008); "Interdisciplinaridade. Para além da filosofia do sujeito" (8ª ed. Vozes, 2008). É organizador e co-autor da coletânea: "Trama & Texto. Leitura crítica. Escrita Criativa" (2ª ed. Summus, 2002). Também é autor do livro: "Da chave de fenda ao laptop. Tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação" (2ª ed. Editora da UFSC, 2008).
Fonte: www.autoresassociados.com.br

Ao final da IX ANPED Sul, ele conversou com a jornalista Domenique Pastore Grigolo, do Setor de Imprensa da Universidade. Leia a entrevista aqui abaixo.


Uma de suas linhas de atuação como pesquisador é "Trabalho, Educação e Novas Tecnologias". Quais são as possibilidades de interação entre esses três aspectos aparentemente diferentes?

Uma questão que acho importante explicitar é como me inseri nesse tripé. Eu tinha feito mestrado em Educação e à medida em que comecei a trabalhar com vestibulandos na minha pesquisa, eu me dei conta que o problema deles não era o vestibular em si, mas sim o que o vestibular tem a ver com o trabalho que eles irão executar. E eu percebi que o mundo do trabalho estava passando por mudanças muito profundas, que exigia novos equipamentos, novos profissionais, novos conhecimentos. Então, eu decidi que eu não ia fazer o trabalho do doutorado numa sala de aula, mas sim numa empresa e fui estudar o mundo do trabalho na área de Telecomunicação.
Eu parti para a pesquisa com a seguinte pergunta: qual é o tipo de conhecimento que uma pessoa formada na tecnologia analógica, e que tem que trabalhar com a tecnologia digital precisa desenvolver pra poder trabalhar? Ao longo do estudo vi que havia uma diferenciação muito grande entre o que era necessário mobilizar de conhecimento, de habilidades pra trabalhar com o modelo analógico, que vem de anos, e uma mudança muito rápida para o modelo digital, que exige novas qualificações.
Pra trabalhar com a tecnologia analógica se mobiliza os sentidos, ou seja, você olha, você toca, então os sentidos são a mediação com a tecnologia analógica e esse aspecto nós viemos construindo desde o início da humanidade. E, de repente, nos defrontamos com um tipo de tecnologia que passa a exigir uma só habilidade para lidar com ela: poder de abstração. A partir desse poder de abstração requerido pelas novas tecnologias, as categorias de espaço e de tempo estão redimensionadas, ou seja, o tempo é mais fugidio, mais curto, e a distância não existe mais, não é mais preciso estar presente pra interagir com os outros. Então, não é pouca coisa que está mobilizada na passagem de uma tecnologia pra outra.
Se antes uma tecnologia demorava gerações pra ser assimilada e, se nãofosse assimilada não tinha problema, hoje essa assimilação se dá dentro de uma mesma geração. Nesse cenário apresentado, a gente percebeque os nossos alunos estão perdendo a paciência com aqueles professores que não estão assimilando as novas tecnologias e a alternativa para muitos professores vai ser sair da profissão, seja por meio da aposentadoria, da troca de ramo profissional, pois eles não vão conseguir acompanhar as mudanças nessa geração. Por isso, já há um conflito entre os nativos digitais e os migrantes digitais. Pode parecer que algumas pessoas resistem às tecnologias porque são teimosas, porque são saudosistas ou porque não têm disposição. Não é verdade. Eu também sou um migrante digital e a gente tem dificuldade em deixar uma cultura de lado para assimilar outra bem diferente. É intrínseco ao gênero humano resistir em largar algo que conquistou com muito esforço.

Você comentou que os alunos estão ficando sem paciência com os professores que não se apropriaram das tecnologias. Esses professores estão se tornando profissionais obsoletos e descartáveis?

Esses dias eu assisti a uma cena numa escola, onde duas crianças, dois alunos da quarta série, conversavam na hora do recreio e ao passar uma determinada professora, um aluno disse pro outro: "Vamos deletar essa professora? Parece engraçado, mas é bastante sério, porque há um sentimento de rejeição para com esses professores. Então imagine o grau de sofrimento deles. Não é que eles não queiram aderir às tecnologias, não é que não queiram interagir, mas envolve uma questão que está submetida a uma determinada forma de educação, que dizia que a gente deveria estudar sentado, em silêncio, e que não existe mais.

Imagina esse professor que se identifica com o modo com que se dá aula há muito tempo e se esse modo de dar aula não é mais o certo, a eliminação desse modo significa pra ele a consequente eliminação dele também. Como ele não consegue distinguir que existem formas diversas de trabalhar o conteúdo, ele se identifica com uma forma de conteúdo, que é a transmissão, e o aluno se identifica com muitas formas dinâmicas.

Então aquele professor que não pode abrir mão daquela forma de educação que lhe dava segurança, que lhe permitia caminhar com familiaridade, o mercado é que vai abrir mão dele. Assim, a gente percebe que existe um grau muito elevado de sofrimento que está sendo vivido por estas pessoas. O que transcende o envolvimento trabalhista e torna-se uma questão humana, de gestão, desde a oferta de um tempo maior para estas pessoas se adaptarem até a saída desses profissionais das escolas. Há uma ligação intrínseca entre a pessoa e o trabalho, quando devemos nos distinguir da nossa tarefa.

Nós estamos no meio de uma mudança paradigmática, essa transformação é muito profunda e gera muitos conflitos e a ruptura com o analógico é traumática também para os professores. Antes, quando a gente olhava pro professor, quando a gente pensava na escola, a gente pensava no passaporte para o mundo do trabalho. E o professor era o mediador, ele que dava esse passaporte. Agora o aluno olha professor e pensa: Esse cara não vai me ajudar. Então o aluno encontra outras formas para ajudá-lo a ingressar no mundo do trabalho.

Falando em transmitir conteúdos, o uso das tecnologias serve para aprofundar o conteúdo ensinado ou é apenas uma nova forma de ensinar?

Estamos vivendo uma época em que observamos uma perda da profundidade. Nós temos hoje um leque de opções de aprendizagem, que não estão sendo exploradas na sua totalidade. Teríamos um potencial inimaginável para até dispensar o professor, não só daquilo que ele vem sendo dispensado, mas também do sofrimento ao qual ele está sendo submetido por não conseguir dar conta desse resíduo de tecnologia que chega até as escolas. O professor está perdendo em termos financeiros e simbólicos, no que se refere à autoridade. As tecnologias são uma resposta a um maior número de perguntas que vêm sendo feitas, a necessidades que vêm surgindo.


Então o professor não pode ser apenas um transmissor de conteúdos, porque entre um professor que atua dessa forma e um software de busca, que trabalha com muito mais dinamicidade que o professor, fica óbvio que o aluno vai escolher o último. O professor não pode concorrer com as tecnologias, elas devem ser um complemento do processo de ensino e aprendizagem. A história da humanidade mostra que as inovações tecnológicas não vieram para anular as conquistas anteriores, mas sim pra somar.

E como o espaço acadêmico pode contribuir para tornar essa passagem de um modelo de tecnologia para outro menos traumática, para auxiliar os professores a enfrentar os desafios das novas tecnologias e as utilizarem em sala de aula?

A principal responsabilidade da Universidade é pensar sobre o problema, refletir a respeito das questões envolvidas, o que é essa mudança e de que formas ela se dá. Além disso, nas universidades, seja via aquisições institucionais ou particulares, há a chance de haver essa interação com as tecnologias. Na escola é um pouco diferente, é preciso saber trabalhar com o mínimo de tecnologia que chega, então é diferente para o aluno que não tem acesso e diferente para o aluno que já tem acesso. Quer dizer, temos aquele aluno que não tem nenhum contato com computador, por exemplo, e temos aquele que tem equipamentos muito bons, então a escola fica nesse meio termo. E a escola deve saber dessa sua condição, do seu papel de mediadora. Pois, quando se fala em tecnologia, se fala em mediação, mediação entre eu e o outro, entre eu e o conhecimento, entre eu e o mundo. E como essa mediação é feita? Quais são as condições dadas para que essa mediação seja feita?

Continuarão sendo necessários professores que se dediquem ao aprofundamento, à reflexão, e serão bem-vindos aqueles professores que, junto com a inserção das novas tecnologias, ajudem a refletir sobre a importância dessas novas tecnologias para potencializar as condições de essas crianças e adolescentes nas escolas se inserirem no mundo do trabalho de uma forma mais qualificada. Então, o problema não é o que está sendo feito ou o que deveria estar sendo feito pelos professores nas escolas, mas sim com que condições eles contam para poder fazer o que seria necessário, seja no aspecto tecnológico, seja no aspecto de quem vai refletir sobre essas tecnologias.

Em resumo, a Universidade deve ajudar as pessoas a entender que esse é um novo momento da humanidade, mais rico, com mais potencialidades, mas também com novos desafios no aspecto cognitivo, no aspecto social-afetivo, no aspecto do trabalho.

Foto: Daniela Schiavo