Com a aprovação pela CAPES do Mestrado Profissional em Ensino de História: Fontes e Linguagens, UCS chega ao 14º curso de Mestrado.

Dois últimos cursos autorizados a funcionar pela CAPES são mestrados profissionais: em Ensino de Ciências e Matemática e em Ensino de História: Fontes e Linguagens.

Com a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no início de setembro, da proposta de criação do Mestrado Profissional em Ensino de História: Fontes e Linguagens, a UCS chega ao seu 14º curso de Mestrado (nove mestrados acadêmicos e cinco profissionais), que somando-se aos quatro cursos de doutorado, integram os 13 programas de pós-graduação stricto sensu. [ Veja todos.]

Em maio foi aprovada a autorização de funcionamento do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Os dois novos mestrados profissionais abrirão processo seletivo no decorrer de 2013.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Com área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática, este mestrado profissional irá qualificar professores em exercício da rede pública e privada, ligados ao ensino básico e também à formação de profissionais (de licenciaturas e de cursos técnicos em geral).

Sua organização está estruturada em duas linhas de pesquisa:
Fundamentos e estratégias educacionais no ensino de Ciências e Matemática.
Tecnologias, recursos e materiais didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

O ingresso será anual, realizado mediante processo seletivo regulamentado em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento. O primeiro processo seletivo será realizado em 2013 e oferecerá 15 vagas.

Para o professor Francisco Catelli, coordenador da proposta do Mestrado, o novo curso vem complementar a formação que a UCS oferece há décadas em seus cursos de licenciatura. "A crescente importância dada às questões de interdisciplinaridade e de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto do ensino médio e superior cria uma demanda significativa por oportunidades de qualificação, em nível de mestrado, nestes temas", analisa.

A proposta de apresentação do Mestrado resultou da atuação do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática

Mestrado Profissional em Ensino de História: Fontes e Linguagens
Com área de concentração em Ensino de História, este Mestrado Profissional estrutura-se em duas linhas de pesquisa;
Linguagens e Cultura no Ensino de História; e
Fontes e Acervos na Pesquisa e Docência em História.

Na proposta apresentada à CAPES estão assim definidos os objetivos do Mestrado:
atender à demanda pela formação continuada e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no ensino de História;
promover a formação continuada dos profissionais que atuam nos diferentes espaços de ensino de História enfatizando o desenvolvimento da pesquisa e de estratégias que aproximem o sujeito aluno do ofício do historiador;
fomentar a produção de pesquisas na área de concentração do programa visando problematizar o uso e a incorporação das linguagens e fontes nos diversos espaços de ensino e aprendizagem, tais como escolas, arquivos, projetos comunitários voltados ao patrimônio, museus e atividades de educação patrimonial;
buscar a integração do programa com as redes de ensino básico da região e o curso de graduação da Universidade;
proporcionar a integração da graduação e da pós-graduação, possibilitando estratégias conjuntas para desenvolvimento da pesquisa, do ensino, e da extensão na área de ensino de História;
refletir sobre a produção do conhecimento histórico e a práxis docente a partir das relações entre a historiografia acadêmica e a historiografia escolar;
estimular a compreensão da práxis pedagógica interdisciplinar no ensino de História buscando a incorporação dos temas transversais nos currículos escolares.

A proposta de apresentação do Mestrado resultou da atuação do Núcleo de Pesquisa em História, Patrimônio e Região. O professor Roberto Radunz, coordenador do NP e da Comissão de Implantação do novo programa, explica que o Mestrado interessa a graduados de História e áreas afins que atuam:
como docentes pesquisadores;
como profissionais ligados aos lugares de memória;
em ações ligadas a educação patrimonial;
em projetos voltados ao ensino e as tecnologias;
em acervos e arquivos;
em espaço públicos ligados à História;
em Secretarias de Cultura e Patrimônio.

E ele acrescenta ainda: e para aqueles que simplesmente gostam da História...