Projeto na área da Saúde é contemplado pelo Programa Petrobras Esporte e Cidadania.

O bairro Fátima, de Caxias do Sul, receberá no próximo semestre a implantação de dois núcleos para a democratização da prática educacional de diversas modalidades esportivas. Esse é o objetivo do projeto "Esporte e Lazer na Comunidade Fátima", que, no mês de agosto foi contemplado pelo Programa Petrobras Esporte e Cidadania.

O projeto desenvolvido pela Universidade foi um dos 32 aprovados, de um total de 892 inscritos de todo o país. Entre as três entidades contempladas no Rio Grande do Sul, a UCS foi a única instituição de Ensino Superior. O projeto está orçado em cerca de R$ 175 mil.

A expectativa do coordenador do projeto, professor Ubirajara Maciel, é iniciar o projeto até fevereiro de 2013, atendendo mais de mil crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos. "Será oferecida a prática de esportes nas modalidades de voleibol, handebol, basquete, xadrez, dança, tênis de mesa, entre outros. Também há a previsão de se realizar palestras educativas sobre saúde preventiva, meio ambiente e alimentação saudável", explica.

Para o diretor do Centro de Ciências da Saúde, professor Rossano Sartori Dal molin, a UCS tem dois motivos para comemorar: "o cunho social que o projeto tem, já que desenvolve várias atividades na área do esporte de formação e os benefícios para os acadêmicos, com a realização de estágios remunerados e estágios curriculares para os alunos da graduação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física.

Saiba mais sobre o projeto no site da Petrobras.