EDUCS lança "As memórias de Mário David Vanin".

A Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS lança, no dia 18 de setembro, na próxima terça-feira, o livro "Varda de far polito – As memórias de Mário David Vanin", de Marcos Fernando Kirst. O lançamento acontece às 20 horas na Galeria Municipal de Arte da Casa da Cultura, na Praça Dante Alighieri.

O propósito da obra é resgatar e consolidar as memórias de Mário David Vanin, cidadão caxiense que mesclou sua biografia com a trajetória da cidade, na qual atuou durante sete décadas, moldando nela suas ativas participações profissional, comunitária, educacional, política e pessoal.

Segundo o autor, Marcos Fernando Kirst, Vanin foi uma das personalidades mais marcantes de Caxias do Sul na segunda metade do século XX, testemunhando a história e protagonizando-a a partir de seu envolvimento direto em diversos segmentos. Homem público, por vocação, apreciava o convívio com as pessoas. Os cargos públicos que ocupou foram pautados pela conduta ética e pelo foco direcionado ao desenvolvimento da comunidade. Gostava de colecionar na memória as histórias decorrentes de sua interação com a vida, transformando-as em causos repletos de lições e reflexões passíveis de serem apreciadas e absorvidas por todos. Este livro é fruto de um projeto acalentado por há anos, que agora sobrevive à sua existência física, eternizando suas histórias, com o intuito de democratizar o saber que o acúmulo de experiências é capaz de produzir. Longe de se apresentar como biografia, esta obra oferece ao leitor um leque de lembranças, que desfilam ao sabor dos passeios da memória de Mário David Vanin, interessante a caxienses e a qualquer um que se deixe tocar pelo potencial humano em histórias contadas com inteligência e perspicácia.

O autor
Marcos Fernando Kirst é jornalista e escritor, natural de Ijuí (RS), radicado em Caxias do Sul desde 1992. Foi patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2010. Entre outras obras, publicou o livro infanto-juvenil "O gato que não sabia de nada" (Belas-Letras, 2008), o romance "Dois passos antes da esquina" (AGE, 2009), "A história nas estantes: 60 anos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer" (Belas-Letras, 2007), "Geremia: um olhar de pai para filho" (Belas-Letras, 2010), "Arquitetos da Serra gaúcha" (Belas-Letras, 2010), "Miseri Coloni: 30 anos de palco" (Maneco, 2011) e "Bodas de coral: 35 anos do Coral Municipal de Caxias do Sul" (Unidade de Música, 2011).